Igreja e mineração

Livro da CNBB discute realidade dos efeitos da mineração

Publicação foi lançada nesta segunda-feira, 17, e conta com artigos e testemunhos de quem defende a vida e o território frente aos efeitos da mineração 

Da Redação, com CNBB

Dom Barreto (esq.) apresenta o Livro "Igreja e mineração" / Foto: CNBB

Dom Barreto (esq.) apresenta o Livro “Igreja e mineração” / Foto: CNBB

Um livro lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Rede Latino-Americana Iglesias y Minería é dedicado à temática Igreja e mineração. A publicação lançada nesta segunda-feira, 17, aborda, a partir de artigos e testemunhos, a realidade de comunidades, pastorais, dioceses e movimentos sociais que atuam na defesa da vida e do território frente os efeitos da mineração.

“Igreja e mineração – em defesa da vida e dos territórios” é título do livro lançado pela CNBB e pela Rede Latino-Americana Iglesias y Minería, da qual faz parte a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

Dois eventos marcaram o lançamento do livro. Em Manaus (AM), durante reunião do Comitê Executivo da Repam, o arcebispo de Huancayo, no Peru, e presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), Dom Pedro Barreto Jimeno, apresentou a publicação. Em Brasília, o texto foi divulgado pelo bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, Dom Guilherme Werlang.

O livro é fruto de uma trajetória de mobilizações, inclusive de encontros promovido pela Rede Iglesias y Minería com participação da CNBB. O último, realizado em Brasília, no mês de dezembro de 2014, reafirmou o acompanhamento dos impactos da atividade mineradora de forma fiel ao Evangelho e articulada com os povos da América Latina, que se sentem ameaçados e condenados à destruição de seus meios de vida e à negação de um futuro possível.

Outra atividade que envolve a mobilização aconteceu em julho deste ano, quando o Pontifício Conselho de Justiça e Paz do Vaticano recebeu as comunidades atingidas pela mineração. A partir da reflexão do tema “Unidos a Deus escutamos um grito”, representantes de 18 países de quatro continentes expressaram a preocupação a respeito da estratégia de aproximação das grandes corporações mineiras nos territórios.

O debate acerca da temática, que culminou na publicação, é articulado por meio da rede Iglesias y Minería, com comunidades de base comprometidas na defesa de territórios; pastores e bispos empenhados nas causas de justiça, paz e integridade da criação na América Latina; e teólogos e biblistas que oferecem elementos para a reflexão e a mística da rede.

O livro

O texto, publicado pelas Edições CNBB, contém experiências a partir da realidade brasileira. Ele aponta experiências de resistência, articulação e busca de soluções para a sociedade, visando a justiça, a inclusão e a sustentabilidade.

Um dos organizadores da publicação, o padre Dário Bossi, missionário comboniano que atua em Açailândia (MA) e compõe grupos ligados às causas ambientais, como a Rede Iglesias y Minería, cita exemplos de histórias apresentadas ao leitor.

“Narra a resistência das comunidades do Ceará frente à mineração de urânio; a organização das comunidades da Bahia, através da CPT, ameaçadas pela mineração e fosfato; a espiritualidade e a utopia da comunidade de Piquiá de Baixo, no Maranhão, buscando vida frente à poluição siderúrgica; a situação dos povos indígenas no confronto com os interesses das grandes mineradoras; as questões urbanas e a situação dos acampamentos no sul fluminense frente à poluição da mineração”, enumera.

O livro traz ainda uma contextualização socioeconômica da mineração e reflexões bíblico-teológicas e pastorais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo