Reconhecimento

CNBB abre inscrições para Prêmio de Comunicação 2016

Os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) buscam estabelecer diálogo com a cultura e a sociedade

Da redação, com CNBB

A edição de 2016 do Prêmio de Comunicação da CNBB está com inscrições abertas até 31 de dezembro, para as categorias: cinema, rádio, televisão e imprensa. Podem se inscrever profissionais e veículos de comunicação das diferentes áreas, de acordo com as normas previstas no regulamento de cada premiação.

Criado há 48 anos, durante o período militar no Brasil, os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) buscam estabelecer diálogo com a cultura e a sociedade.

Os prêmios são promovidos, a cada dois anos, pela Conferência dos Bispos, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nesta edição serão escolhidos os melhores trabalhos produzidos entre 2014 e 2015, cujos objetivos coincidam com valores humanos, cristãos e éticos. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, programada para abril de 2016, em Aparecida (SP).

O processo de seleção das obras tem novidades e contará com participação de uma comissão de bispos da CNBB. A primeira fase da escolha das produções será realizada por um júri técnico composto por profissionais e docentes da Comunicação. Posteriormente, a comissão de bispos classificará os melhores trabalhos para premiação.

“O principal objetivo dos Prêmios de Comunicação é o diálogo com a sociedade e todas as instâncias. Por isso, não são necessariamente produções religiosas que serão avaliadas, mas trabalhos que retratem valores construtivos e humanitários. Queremos valorizar e colocar em evidência o trabalho feito por tantas pessoas, com bons resultados, porém muitas vezes desconhecidos”, explica o assessor da Comissão para a Comunicação, padre Antonio Xavier Batista.

O sacerdote recorda, ainda, que se trata de uma importante iniciativa de incentivo e reconhecimento das melhores produções. “No final todos ganham, pois há um esforço de produzir materiais cujo objetivo é a formação humana baseada nos valores cristãos”, disse.

Reconhecimento

De acordo com a organização, os Prêmios de Comunicação nasceram com a proposta de “reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que se empenhavam em produzir obras que dignificavam o ser humano como protagonista e sujeito da história na área da Comunicação. Este foi o olhar de esperança da Igreja no Brasil para com os produtores e profissionais da comunicação, durante o longo período de repressão Militar”.

O prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos, criado em 1967. Já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens. A premiação é reconhecida pelos cineastas e produtores nacionais como Walter Salles, Silvio Tendler, Castro Alves, Josué de Castro, Roberto Farias, Leon Hirszmann, João Moreira Salles, entre muitos outros.

Em 2008, a presidência da CNBB entregou ao papa emérito Bento XVI as estatuetas dos prêmios Margarida de Prata para o cinema, Dom Helder Câmara para a imprensa, Microfone de Prata para o rádio e Clara de Assis para a televisão. Esse presente foi colocado no Museu do Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo