REPAM

Lassalistas inauguram comunidade na Amazônia

Educação é a base do Carisma Lassalista; comunidade está localizada na cidade de Tabatinga

Da redação, com Agência Fides

Os irmãos lassalistas inauguraram neste início de ano uma comunidade no coração da Amazônia, na cidade de Tabatinga. A partir de agora, o carisma lassalista estará presente podendo servir a esta população, composta em sua maioria de pescadores e indígenas, através da educação.

A iniciativa responde ao convite do Papa Francisco a ser “igreja a caminho” e “um requisito do último Capítulo Geral de 2014, no qual cada região foi convidada a abrir uma comunidade em um lugar de” fronteira “ou” periferia “, explicou o Ir. Cláudio da Silva.

A abertura da casa de Tabatinga foi coordenada pela região Latino Americana da Congregação, a convite do Bispo local, Dom Adolfo Zon. Foram enviados para a nova missão quatro irmãos que já residiam na região: um venezuelano, um brasileiro e dois colombianos. Seus primeiros trabalhos serão o serviço junto à juventude e a formação de líderes comunitários nas aldeias, para trabalhar com os indígenas, além de capacitar professores nas zonas fluviais e na pastoral universitária.

Após as primeiras semanas de adaptação e inserção no contexto eclesial e social local, os quatro missionários participaram de um curso de treinamento sobre a realidade amazônica organizado em Manaus pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), juntamente com outros religiosos recentemente chegados na região.

“Para nós, como irmãos de La Salle, é um desafio vir como missionários para essas regiões”, explica o Irmão Cláudio, “porque estamos acostumados a servir em nossas grandes escolas, uma missão muito específica na Igreja. Mas ao concordar em vir, vimos a oportunidade de retornar às origens, isto é, estar com os mais pobres dos pobres. Eu acredito que esta missão será, não só para mim, mas para todo o nosso Instituto, um sinal de esperança, porque assumir a missão da Igreja na Amazônia é buscar o Reino com outra maneira de evangelizar “.

Entre as muitas necessidades da população,o que mais surpreendeu Ir. Cláudio foram os jovens. “Muitos estão envolvidos em vícios, especialmente drogas. É uma situação que me desafia a tentar ajudá-los a encontrar formas mais saudáveis para suas vidas “, confessa o religioso.

Tabatinga é uma cidade de cerca de 60 mil habitantes, localizada no extremo oeste do estado brasileiro do Amazonas, na “fronteira tripla” entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. É a sede da diocese do Alto Solimões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo