Ano da Misericórdia

No dia do Padre, sacerdotes celebram Jubileu na Canção Nova

Cerca de 60 padres participaram do Jubileu dos Sacerdotes, marcado por momentos de convivência e oração

Monique Coutinho
Da redação

Nesta quinta-feira, 4, a diocese de Lorena (SP) comemorou o Jubileu dos Sacerdotes, por ocasião do dia de São João Maria Vianney, patrono dos padres. Ao todo, aproximadamente 60 sacerdotes participaram do Jubileu celebrado no Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). 

Antes da celebração da Missa, os sacerdotes se reuniram em um café da manhã, momento de convivência e descontração. Para o administrador do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Evandro Lima, isto serve para gerar a comunhão e a vida fraterna entre eles.

“Nós queremos fazer a comunhão com o nosso clero. Aqui nós temos padres salesianos, da comunidade Canção Nova, a Obra de Maria também foi convidada, enfim, todos os padres da região, que trabalham na nossa diocese foram convidados para esse momento fraterno, de união, esse momento de partilha”.

Leia mais
.: Misericórdia é tema central do Papa no Jubileu dos Sacerdotes

.: Papa Francisco anuncia Jubileu da Misericórdia

Ministério sacerdotal

O sacerdote Mario Bonatti, que já está há 55 anos nesta caminhada sacerdotal, disse que cada vez mais é possível entender o ministério e o mistério de ser padre. “É o representante de Cristo para a santificação da Igreja (…) O sacerdote tem uma missão especial, que é a missão de fazer a santificação, sobretudo através da Missa e através do Sacramento da Confissão, pois os outros sacramentos não são exclusivos do padre”. 

43 padres na Canção Nova

600X338-03

Monsenhor Jonas Abib participa da Santa Missa do Jubileu dos Sacerdotes / Fonte: Wesley Almeida

De acordo com o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, a graça do sacerdócio é algo grandioso. 

“Eu me lembro que eu era um padre novo e caiu na minha mão um livro onde ele dizia que um padre é verdadeiramente padre quando ele suscita outros padres, e eu disse: como vou fazer para suscitar outros padres? Deus foi tão bom que eu tenho 43 padres na Canção Nova. Essa é uma grande graça.”

Monsenhor diz ainda que, diante deste ano Jubilar, o sacerdote precisa ser a própria misericórdia de Jesus. “O misericordioso é Jesus, mas o padre, ele está presente, ele quem fala, ele quem acolhe, ele quem dirige a pessoa, e tudo isso precisa ser feito com muita misericórdia. O padre é a própria misericórdia de Jesus”. 

Missa

600X338-01

Dom João Inácio Müller preside Santa Missa / Fonte: Wesley Almeida

A Missa especial para os padres foi presidida pelo bispo da diocese de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller. Na homilia, ele comentou o Evangelho, contou a história do patrono dos padres, São João Maria Vianney, e observou a missão dos padres com Deus.

“Nós somos chamados a manter proximidade constante com o Senhor para sermos, dia após dia, constituídos pelo Senhor. Esta vida é feita de amor concreto, isto é, de serviço e disponibilidade. É uma vida onde não existe, ou pelo menos não deveria existir, espaços fechados e propriedades privadas para a própria comodidade”. 

Dom João observa que essa proximidade convida os padres a estarem sempre prontos a responder a quem os chama. “A casa onde habita não te pertence, porque a Igreja e o mundo são os disfarces abertos da missão. O seu tesouro é colocar o Senhor no meio da vida, sem nada mais procurar para si, assim fogem das situações gratificantes que o colocariam no centro.”

Ao concluir sua reflexão, Dom João pediu a Deus que a preguiça nunca visite os padres e que eles sempre estejam dispostos a acolher o povo de Deus. “As pessoas veem e encontram em vocês o próprio Cristo. Pedem bênção. É o Cristo. Elas têm este olhar, porque é de fato o Cristo que está em vocês. Deus habita em vocês.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo