As novas regras para os planos de saúde que irão beneficiar 44 milhões de usuários começam a valer nesta segunda-feira, 7. Com as mudanças, estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras são obrigadas a incluir na cobertura básica 70 novos procedimentos.
Entre as novidades estão incluídas 16 novos procedimentos odontológicos, como a colocação de coroas e blocos dentários, a cobertura obrigatória de transplante de medula óssea por parentes ou banco de medula e a cobertura integral nos casos em que as operadoras ofereçam internação domiciliar como alternativa à internação hospitalar, independentemente de previsão contratual. Se isso ocorrer, a operadora deverá cobrir medicamentos e todos os materiais necessários. Nos outros casos em que a atenção domiciliar não substitua a internação, a cobertura estará condicionada ao contrato.
A ANS também incluiu o PET-Scan para diagnóstico de câncer de pulmão, implante de marcapasso multissítio, oxigenoterapia hiperbárica e mais de 20 tipos de cirurgias torácicas por vídeo.
Outro procedimento é a ampliação do número mínimo de consultas em algumas especialidades. As consultas com psicólogos sobem de 12 para até 40 consultas por ano, quando indicadas por um psiquiatra. No caso de consultas com fonoaudiólogos passam de seis para até 24 vezes por ano e com nutricionistas, sobem de seis vezes para até 12 consultas.
Veja
.: Lista completa de inclusões médico-hospitalares
.: Lista completa de inclusões odontológicas
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com