Saiba como está o processo de beatificação de Irmã Dulce

O processo de beatificação de Irmã Dulce pode dar um passo decisivo até o final do ano. Após o reconhecimento das virtudes heroicas da Serva de Deus Dulce Lopes Pontes, e a concessão oficial do título de Venerável à religiosa, em abril de 2009, o processo entrou na última etapa onde é preciso a confirmação de um milagre por intercessão de Irmã Dulce.

Atualmente, o Memorial Irmã Dulce guarda mais de cinco mil cartas e depoimentos de curas que os devotos acreditam milagrosas e operadas por sua intercessão. Uma graça só é considerada milagre após atender a quatro pontos básicos: a instantaneidade, que assegura que a graça foi alcançada logo após o apelo; a perfeição, que garante o atendimento completo do pedido; a durabilidade e permanência do benefício e seu caráter ‘preternatural’ (não explicado pela ciência). E a comprovação do milagre é feita em três etapas: uma reunião com teólogos, com peritos médicos (que dão o aval científico) e, finalmente, a aprovação final do colégio cardinalício.

A expectativa é que até o final de 2010 esta fase esteja concluída e os fiéis possam aguardar o anúncio da beatificação.

A religiosa, conhecida como o “Anjo Bom do Brasil”, dedicou-se integralmente aos pobres e necessitados. Entre as diversas obras fundadas por ela, estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais; e o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos.

Semana de Irmã Dulce

Realizada anualmente desde 1993, em Salvador (BA), a Semana de Irmã Dulce iniciou nesta segunda-feira, 8, e reúne até o sábado, 13, os fiéis e admiradores da religiosa que se revezarão em orações para que a beatificação da freira seja anunciada o mais breve possível pelo Vaticano.

O ponto alto da Semana será a Missa do sábado, às 9h, presidida pelo Cardeal arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, pela passagem dos 18 anos de falecimento da freira, na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, futuro Santuário de Irmã Dulce.

Assista série especial sobre Irmã Dulce
.: Saiba quem eram os “preferidos” de Irmã Dulce
.: Anjos de Irmã Dulce dão continuidade à sua obra
.: Conheça o memorial do Anjo Bom do Brasil
.: Quem era Irmã Dulce


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo