O cardeal português, José Saraiva Martins, prefeito da Congregação das Causas dos Santos no Vaticano e responsável pelos processos de beatificação e canonização, garante que irmã Dulce deverá ser beatificada até o próximo ano, aproximando-se assim para se tornar a segunda santa brasileira a decisão sairá em 2008. “Isso tem grandes chances de ocorrer” disse cardeal.
Na mesa do cardeal há 33 processos envolvendo brasileiros. Irmã Dulce morreu em 1992 e é conhecida por suas obras sociais na Bahia.
No Brasil
O governador do Estado de São Paulo, José Serra em uma audiência com o Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil, no Mosteiro de São Bento, entregou ao Pontífice uma carta escrita de próprio punho, um requerimento para apressar o processo de beatificação da Irmã Dulce.
"Este processo já está no Vaticano, mas julgo que ele poderia ser apressado, por isso tomei essa iniciativa", disse Serra. "Considero que pela história de vida que teve, Irmã Dulce reúne todas as condições para ser reconhecida como tal".
Ele afirmou também que ninguém pode ser a favor do aborto, mas que esse não era o momento para a discussão desse tema.