21 de junho

Inverno começa nesta sexta-feira; Veja tendência climática deste ano

Este ano, inverno estará sob influência do El Niño, que irá afetar a passagem de frentes frias e a regularidade de chuvas no país

Da redação, com Climatempo

Previsão para o mês de julho segundo o Climatempo / Foto: Climatempo

O inverno de 2019 começa oficialmente às 12h54 desta sexta-feira, 21 de junho, e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília.

Uma das principais características do inverno no Brasil é o tempo seco, dias com muito sol e umidade do ar baixa, com vários dias com umidade relativa de 20% a 30% na maioria das áreas do país.

Em anos de neutralidade em relação a eventos de El Niño e La Niña, a chuva do inverno no Brasil ainda ocorre com regularidade na costa leste do Nordeste e em áreas do extremo norte da Região Norte. Mesmo assim, a frequência e o volume de chuva tende a diminuir no decorrer da estação.

Nas regiões do Sul, do Sudeste e no Centro-Oeste, a chuva do inverno depende basicamente da passagem das frentes frias.

Este ano, o inverno será com a influência do El Niño. Mesmo fraco, este fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. Isto significa que muitas destas frentes frias não vão conseguir injetar ar frio sobre o Brasil. A Região Sul é a que terá mais chuva.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento acima do normal da água do mar na porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial, dificultando o avanço das frentes frias pelo interior do Brasil.

Mais detalhes sobre a tendência climática com a meteorologista Graziella Gonçalves:

Queimadas e geada

O inverno é também a estação onde as queimadas se alastram pelo país, intencionais ou não. A falta prolongada de chuva facilita a expansão dos focos de fogo, pois a vegetação vai ficando cada vez mais ressecada.

A passagem de grandes fortes massas de ar frio de origem polar sobre o país também é comum causando dias frios no Sul e em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. É comum termos vários dias com madrugadas com menos de 10°C em muitas áreas destas Regiões. O frio intenso provoca fenômenos como a geada em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste e ocasionalmente a neve na Região Sul.

Friagem

Algumas destas massas polares conseguem provocar o fenômeno da friagem, que é a queda da temperatura acentuada provocada pela passagem do ar frio de origem polar sobre Rondônia, o Acre e o sul do Amazonas. Algumas massas polares podem chegar até a Bahia e ao Tocantins.

Ciclones extratropicais

Ciclones extratropicais também são fenômenos bastante comuns na costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil provocando ventos fortes, que deixam o mar muito agitado, com grandes ondas que eventualmente chegam ao litoral leste do Brasil e causam ressaca.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo