50 anos da obra

"Introdução ao Cristianismo" de J. Ratzinger é tema de Simpósio no RJ

Obra completa nesta terça-feira, 19, 50 anos de publicação; livro é considerado o início da introdução à literatura teológica de Bento XVI, o Papa Teólogo

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

A Cátedra Joseph Ratzinger e a Sociedade Ratzinger Brasil oferecem nesta terça-feira, 19, no Rio de Janeiro, um Simpósio de reflexão sobre os 50 anos da publicação original do livro “Introdução ao Cristianismo: lições sobre o símbolo apostólico” (Munique, 1968), de Joseph Ratzinger. Apoiado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o evento aprofundará temas da introdução à literatura teológica de Bento XVI, conhecido como o Papa Teólogo.

O texto do livro oferece ao público as conferências proferidas pelo Professor Joseph Ratzinger durante o ano de 1967 a estudantes de todas as faculdades da Universidade de Tübingen. A intenção do Simpósio é apresentar muito mais que lições sobre o conteúdo doutrinal do Credo, mas dialogar com as fontes da fé e da teologia, com autores contemporâneos.

Autor atento à história da teologia, J. Ratzinger parte da Sagrada Escritura e da celebração do mistério cristão, colhe as intuições fundantes dos Padres da Igreja, dialoga com os teólogos modernos e contemporâneos, com filósofos e cientistas. Seu estilo é referência para a prática da teologia como serviço à fé eclesial. Sua abertura ao diálogo com o pensamento contemporâneo – como os que entabulou com J. Habermas, P. De Arcais, G. Odifredi – inspiram o papel da teologia na vida pública da Igreja e na relação com as questões da cultura atual.

Leia também
.: Especialista reúne em livro ensinamentos de Bento XVI

Programação

O Simpósio começa às 13h desta terça-feira, 19, com o credenciamento. A tarde, às 16h, será a acolhida com o padre Dr. Josafá Carlos de Siqueira, reitor da PUC-Rio, e monsenhor Dr. Antonio Luiz Catelan Ferreira, coordenador do evento. Meia hora depois, será iniciada a Mesa de Abertura, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Presidente da Sociedade Ratzinger Brasil.

Na sequência ocorrerá a 1ª Conferência com o Dr. Gabino Uríbarri Bilbao sobre a importância e o significado da obra “Introdução ao Cristianismo” de Joseph Ratzinger. Em seguida ocorrerá a Santa Missa, um lanche e uma apresentação musical.

A quarta-feira, 20, será iniciada com a Santa Missa. A 2ª Conferência será conduzida pelo padre Dr. Geraldo Hackman que falará sobre o tema: “A fé como estar e compreender e sua forma eclesial no pensamento de J. Ratzinger a partir da Introdução ao Cristianismo”. A 3ª Conferência será com a professora Dr.a Maria de Lourdes Corrêa Lima sobre a questão de Deus na Introdução ao Cristianismo a partir dos estudos bíblicos.

Após breve pausa, a 4ª Conferência, que será dirigida por padre Dr. Mário de França Miranda, abordará a questão de Deus na teologia a partir da Introdução ao Cristianismo, seguida de almoço, apresentações de pesquisas e comunicações (composição de uma mesa a cada 4 inscritos para comunicação), café e a 5ª Conferência com o professor Dr. Gabino Uríbarri Bilbao sobre Cristologia a partir da Introdução ao Cristianismo.

A 6ª Conferência com o padre Dr. Luís Henrique Eloy e Silva acontecerá às 16h30 e terá como tema: “Teologia da Encarnação e da Cruz a partir da Introdução ao Cristianismo”. O Simpósio seguirá com uma mesa Redonda e interação com os participantes sob a moderação da professora Maria Teresa de Freitas Cardoso.

Na quinta-feira, 21, após a Santa Missa às 7h30, será a 7ª Conferência com o professor Dr. Evanildo Costeski que tratará sobre a questão de Deus na Introdução ao Cristianismo e falará sobre a relação entre fé e razão (filosofia e teologia). Às 9h30, a 8ª Conferência, sob a direção do Dr. Domingos Barbosa Filho, terá como tema: “Pio Brasileiro: a escatologia de J. Ratzinger a partir da Introdução ao Cristianismo”.

Depois do café ocorrerá a 9ª Conferência com o padre Dr. Gabino Uríbarri Bilbao, sobre a Introdução ao Cristianismo e o estilo teológico de J. Ratzinger. O evento será encerrado  após uma mesa redonda com os conferencistas e o professor Dr. Rudy Albino Assunção.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo