Rio de Janeiro

“Ateísmo” é o tema central do 27º Curso Anual para Bispos do Brasil

Tradicional encontro dos bispos brasileiros será de estudo, oração, descanso e lazer

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Encontro no Rio de Janeiro reúne bispos brasileiros /Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Como tradicionalmente ocorre em todo mês de janeiro – desde o pastoreio do Cardeal Eugênio Sales –, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro abriu oficialmente nesta segunda-feira, 22, o 27º curso anual para os bispos brasileiros. A semana de estudos, oração, descanso e lazer no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido, terá como tema central: “O Ateísmo – Formas atuais e desafios à evangelização”.

Em seu artigo intitulado “Ateísmo hoje”, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, ressaltou que o tema é muito interessante e que ajudará aos bispos, diante de um tempo de tantas contestações e dificuldades, a evangelizar principalmente nas grandes cidades. “A Igreja, ao defender a fé em Deus e a nossa pertença a Ele, não quer de modo algum tirar do homem o que lhe é devido para atribuir a Deus, o que seria uma alienação grave. Ao contrário, a Igreja quer o bem do homem. E entende que esse bem está relacionado com a abertura que todos nós temos para Deus”, escreveu Dom Orani.

Leia também
.:Papa Francisco afirma que padres, bispos e diáconos são chamados a ser servos sábios e fiéis
.: Aos bispos, Papa indica ouvir Voz de Deus para discernir incertezas

Recordando as exortações do Papa Francisco, do Papa Emérito Bento XVI – que participou como conferencista na 1ª edição do Curso dos Bispos no Sumaré em 1990 – e de São João Paulo II, Cardeal Tempesta conclui seu artigo afirmando que a Igreja respeita o ser humano em sua completude. Por fim, Dom Orani rogou: “Possa a Palavra da fé ajudar-nos a não tirar do nosso horizonte o que constitui a mais rica expressão do homem: a relação com Deus”.

Os conferencistas, professores internacionais e nacionais e especialistas no tema presentes no encontro são: Monsenhor Fernando Ocáriz, Padre Rafael José Stanziona de Moraes, Professor Francesco Botturi e Frei Francisco Paton, – OFM, Custódio da Terra Santa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo