A Internet já tem seus dois candidatos a santos padroeiros: trata-se de Pe. Tiago Alberione e de São João Bosco. Os dois foram escolhidos depois de uma votação eletrônica da qual participaram mais de 70 mil pessoas. A eleição foi promovida por um site católico italiano (http://www.santiebeati.it) e acabou com os dois “candidatos” empatados, para ocupar o cargo de protetor da rede mundial de computadores.
Pe. Tiago Alberione ficou com 33,55% dos votos contra 33,54% dos votos recebidos por São João Bosco. Pe. Alberione é fundador da família Paulina e acabou conhecido como difusor da palavra de Cristo. Domingo que vem ele será beatificado por JPII. Dentre os “candidatos” a protetor da Internet ainda estavam o Arcanjo Gabriel, Santa Clara, Santo Afonso de Liguori e São Massimiliano Kolbe.
Para a entidade que organizou a eleição, cada um dos santos tinha um perfil que se adequaria a representar a Internet. O Arcanjo Gabriel, por exemplo, foi quem anunciou a Maria que teria um filho e que ele deveria se chamar Jesus. Já Santa Clara é a padroeira da televisão e, para alguns, isso lhe daria a condição também de protetora da rede de computadores.
Com a escolha concluída, os organizadores das eleições enviarão os nomes para o Vaticano, e esperam que a Santa Sé avalie a possibilidade de dar oficialmente os títulos para os vencedores da pesquisa.