Artigo Empreendedorismo

Inteligências múltiplas na vida pessoal e profissional

Especialista fala sobre a importância e explica cada uma das Inteligências Múltiplas

André Prado*

Inteligência Emocional é considerada uma das mais desejáveis, diz especialista./ Foto: GettyImages

Durante muito tempo para medir a inteligência de um indivíduo era levado apenas em consideração o nível do Quociente de Inteligência (QI). Alguns testes foram criados no século passado para classificar em escalas o desempenho cognitivo de cada individuo.

Por meio de uma fórmula que considerava a idade mental e a idade cronológica, chegava-se a uma classificação que abrangia do raciocínio lento à genialidade. No entanto, com o passar dos anos, estudos apontaram que existem outros tipos de inteligências, tais como: espiritual, moral e existencial, cujas evidências prosseguem sendo pesquisadas.

A inteligência emocional, por exemplo, é considerada uma das desejáveis nas pessoas. Possuidores de elevada inteligência emocional são os mais desejados nas empresas, amizades e relacionamentos, pois são capazes de lidar, avaliar e reconhecer sentimentos pessoais, bem como o estado, reações e emoções existentes nos outros indivíduos.

O psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman, PhD da Universidade de Harvard, renomado especialista em inteligência emocional, considera que a genética não define quem será vitorioso ou fracassado na vida, embora existam determinados fatores como o temperamento a considerar, alguns aspectos da mente humana podem ser aprimorados.

Estudos realizados ainda no século XX pelo psicólogo Howard Gardner junto a uma equipe de pesquisadores ligados à mesma universidade acabaram por definir a Teoria das Inteligências Múltiplas.

As múltiplas inteligências apontadas na pesquisa são muito relevantes para a vida pessoal e profissional, enquadrando-se em: lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, espacial, corporal-cinestésica, naturalista e musical.

As Inteligências Múltiplas

Lógico-matemática: baseia-se na capacidade de resolução de problemas matemáticos. Presente principalmente em cientistas, engenheiros, estatísticos, matemáticos e pessoas que possuem habilidades com as ciências exatas, era o principal fator utilizado para medir o QI. Para aprimorar este tipo de inteligência é recomendado resolver cálculos matemáticos e praticar alguns tipos de jogos.

Linguística: voltada principalmente para as habilidades da escrita, formas de expressão e capacidade oral. Geralmente os profissionais detentores deste tipo de inteligência são os escritores, jornalistas e comunicadores. A escrever, ler, comunicar-se e aprender idiomas é uma forma interessante de desenvolver este tipo de inteligência.

Interpessoal: associa-se com a empatia. Presente geralmente em professores, religiosos e psicólogos, relaciona-se com a percepção de compreender os sentimentos das outras pessoas melhorando os relacionamentos e o espírito de liderança. Conversar com pessoas diferentes, negociar e mediar situações de conflitos amplia os horizontes da capacidade interpessoal.

Intrapessoal: está intrinsecamente ligada ao autoconhecimento. Pessoas que possuem este tipo de inteligência são capazes de refletir sobre os seus sentimentos e transformá-los em algo proveitoso. Também lidam muito bem com o estresse, eliminam vícios e desenvolvem virtudes conforme aquilo que acreditam. Meditar, estabelecer desafios, ter disciplina e refletir sobre os fatores emocionais é vital para o desenvolvimento deste tipo de inteligência.

Espacial: relaciona-se com a movimentação de objetos, compreensão de imagens e produções gráficas. Esportistas costumam possuir este tipo de inteligência ao lidar com os movimentos. Entretanto, no que se refere ao aspecto visual também pode ser encontrada em arquitetos, designers, decoradores entre outras profissões. É possível desenvolvê-la imaginando cenários, reconhecendo distâncias e praticando caminhos diferentes para chegar a destinos desejados.

Corporal-cinestésica: envolve a coordenação do corpo e da mente. Atores, dançarinos e ginastas entre outros, desenvolvem este tipo de inteligência por meio da expressão corporal utilizando seus corpos para demonstrar emoções. Participar de apresentações artísticas ajuda a aprimorar este tipo de inteligência. Cabe ressaltar que alguns autores a definem como corporal-cinestésica e outros como corporal-sinestésica em alguns artigos. Cinestesia enfatiza a percepção do movimento enquanto a sinestesia está associada à exploração dos sentidos a exemplo do tato. De certa maneira, pode-se afirmar que ambas as descrições se complementam no que se refere ao assunto em pauta.

Naturalista: presente nas pessoas capazes de identificar a fauna e a flora e distinguir os diferentes fenômenos da natureza. Relaciona-se à sobrevivência humana e das espécies. As pessoas que possuem este tipo de inteligência possuem uma consciência muito grande relacionada às causas ambientais. Passeios e práticas de atividades físicas em lugares rodeados de natureza ajudam nesta aptidão.

Musical: está relacionada com a interpretação e produção de sons. Os músicos são os que mais demonstram este tipo de inteligência, porém também pode ser desenvolvida por pessoas que escutam músicas, cantam ou aprendem a tocar algum tipo de instrumento.

Considerando a complexidade do cérebro humano, mesmo diante de várias pesquisas realizadas, ainda não é possível saber sobre a quantidade exata de inteligências que uma pessoa pode realmente possuir. Muitas pesquisas ainda serão realizadas no que refere ao assunto.

Todavia, todos os tipos de inteligências possuem uma ordem de importância de acordo com a vida profissional e pessoal de cada pessoa. Desta forma, nenhuma delas deve ser desprezada. Torna-se vital que todas sejam aprimoradas e trabalhadas para que atinjam o nível mais elevado possível.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo