Estudos sobre a Virgem Maria, seu papel na revelação divina e no discipulado cristão na Igreja estarão no centro das reflexões do 10º Congresso Mariológico
CNBB
O evento acontecerá de 2 a 5 de junho, no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), com o tema “Maria na Liturgia e na Piedade Popular”.
O Congresso Mariológico é promovido pela Academia Marial, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). Entre os palestrantes convidados estarão frei Beckhauser; padre José Oscar Beozzo, Lina Boff, irmão Murad, irmã Maria da Penha Carpanedo e padre Joãozinho.
Na sexta-feira, 3 de junho, haverá grupos de reflexões temáticos, escolhidos pelos participantes no momento da inscrição.
Entre os temas, serão abordados: “A dimensão celebrativa da Ave Maria – por monsenhor João Alves Guedes”; “A dimensão celebrativa do Rosário – frei Felipe”; “A dimensão celebrativa da Ladainha Lauretana – irmão Francisco das Chagas”; “O Magnificat como paradigma de Liturgia Integral – padre Antonio Marcos”; “O Lugar de Maria no espaço celebrativo – Claudio Pastro”; “Músicas Marianas, Liturgia e Devoção – frei Joaquim Fonseca”; “Liturgia das Horas e Oficio Divino – O lugar de Maria – padre José Humberto”; “Antropologia da Sala das Promessas: a experiência de salvação e gratidão – frei Ariovaldo Silva”; “Significado das Romarias como espaço de êxodo. – padre Alexandre Awi Mello”, “Sentido da Consagração a Nossa Senhora – padre Antonio Petico”; “Maria na Liturgia das Igrejas do Oriente – padre Marcelo Dimitrius” e “O novo lecionário mariano: a bíblia, fonte perene da Mariologia Litúrgica – padre Rafael Maria”.
As inscrições para o Congresso já estão disponíveis no site da Academia Marial – www.A12.com/academia ou pelo e-mail – academia@santuarionacional.com. O prazo encerrará no dia 20 de maio. Informações: (12) 3104-1549.
Confira a programação
Quinta-feira: 02 de Junho de 2016 – História e Magistério
09:00 – Celebração Eucarística – Dom Raymundo (Dom Murilo)
10:30 – Abertura Oficial / Locução oficial do Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis / Contextualização do Tema –Dom Murilo Krieger
11h15 – 1ª PALESTRA: O Culto e a devoção Mariana na história da evangelização da Igreja no Brasil (Oscar Beozzo) HISTÓRIA – CATOLICISMO POPULAR E NO PROCESSO DE ROMANIZAÇÃO
12h00 – Debate com os conferencistas
14:30 – 2ª PALESTRA: Maria no contexto da evangelização da Igreja à luz do Concílio Vaticano II (Lina Boff)
MAGISTÉRIO
16:00 – Maria na Marialis Cultus – Lina Boff
17:00 – Debate com os congressistas sobre Magistério da Igreja, Maria e Liturgia
Sexta-feira: 03 de Junho de 2016 – Liturgia
09h00 – 3ª PALESTRA: Maria ao longo do Ano Litúrgico – Penha Carpanedo
10h45 – Maria nos textos eucológicos – Frei Alberto Beckhaüser
12h00 – Debate com os congressistas sobre Maria no Ano Litúrgico e nos textos eucológicos
14:30 – Grupos de Reflexão
Sábado, 04 de Junho de 2016 – Devoção, espiritualidade e pastoral
09:00 – 4ª PALESTRA: Aparecida: lançar as redes na história, na liturgia e na piedade popular Afonso Murad
ESPIRITUALIDADE
12h00 – Debate com os congressistas
14:30 – Diálogo: A sadia convivência entre Liturgia e Piedade Popular (Pe. João Carlos Almeida – Pe. Joãozinho, scj)
PASTORAL LITÚRGICA
Domingo, 05 de Junho de 2016
08:00 – Celebração Eucarística de Encerramento
09:30 – Partilha Final e Perspectivas (Organizadores). Mediador Pe. Joãozinho, SCJ