29 de agosto a 2 de setembro

Inscrições abertas para Semana de Arquitetura e Arte Sacra

Evento é direcionado a profissionais da arquitetura, engenharia, artes plásticas e demais envolvidos em decoração e obras na igreja

Da redação, com CNBB

semana arte sacra

“Espaço litúrgico: espelho da Igreja” é o tema da IV Semana de Arquitetura e Arte Sacra que será promovido pela Diocese de Umuarama (PR) nos dias 29 de agosto a 02 de setembro deste ano. 

O encontro destina-se a profissionais de arquitetura, engenharia, artes plásticas, estudantes, presbíteros, diáconos, religiosos, membros dos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração (CPEAs),  leigos e técnicos envolvidos com serviços de decoração, organização do espaço celebrativo para casamentos e formaturas, som e iluminação. Também podem participar aqueles que, direta ou indiretamente, atuam nas  construções e reformas das obras das Igrejas e demais pessoas interessadas.

Entre outros objetivos, o evento pretende aprofundar o conhecimento dos profissionais que trabalham na área, para que projetos de construção, reformas e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônicos, simbólico e funcional.

Programação

A Semana de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Umuarama será aberta com Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom João Mamede Filho.

Entre as reflexões propostas para o encontro estão:
– A Evolução do espaço participativo na liturgia das origens até hoje”, com o frei José Ariovaldo da Silva;
– “Lugar de Maria no Espaço Litúrgico”, com o assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Thiago Faccini;
– “Comunicação pela Imagem: o lugar do Diálogo”, com o artista plástico Cláudio Pastro;
– “As comunidades e seus ritos. Como construir igrejas depois do Concílio Vaticano II”, “As formas do sagrado. Modelos espaciais da arquitetura sacra” e “Paradigmas e modelos. Grandiosas obras da arquitetura litúrgica contemporânea”, com o arquiteto da Universidade da Coruña, na Espanha, Esteban Fernández Cobián;  
– “Transcendência através de vitrais e mosaicos”, com Lorenz Johannes Heilmair.

Visitas a Igrejas, momentos culturais, de diálogo e celebrações eucarísticas completam a programação da Semana, que terminará com um passeio em Foz do Iguaçu (PR).

Para informações e inscrição, acesse: 
http://diocesedeumuarama.org.br/codiaras/evento/29/IV-SEMANA-DE-ARQUITETURA-E-ARTE-SACRA

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo