Curso será de 5 a 15 de janeiro e visa formar pessoas que trabalham com música e liturgia
Da redação, com CNBB
Estão abertas as inscrições para a próxima etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (Celmu), que acontecerá de 05 a 15 de janeiro de 2015, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
A iniciativa visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e que necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.
O Celmu é promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e é oferecido para compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúrgico-musical e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação em suas comunidades e dioceses.
Serão oferecidas disciplinas de acordo com a proposta do curso. Canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical, harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical serão os temas abordados.
A música é considerada o elemento que assegura grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas, facilitando a compreensão e acolhida da palavra de Deus. Nesse sentido, está a necessidade de constante formação litúrgico-musical.
Segundo os organizadores, a música litúrgica “atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério celebrado”.
Cada participante é responsável pela hospedagem e alimentação e as aulas acontecerão nos períodos da manhã e tarde. O curso completo tem três etapas, sempre no mês de janeiro.
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial, pelo site www.celmu.com.br ou pelo e-mail secretaria@celmu.com.br.