Programação especial

Igreja no RN recorda os 376 anos do massacre dos Protomártires do Brasil

Até o dia 16 de julho, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição terá programação especial

Da redação, com Vatican News

Mártires de Cunhaú e Uruaçu /Foto: Divulgação -Paróquia Nossa Senhora da Conceição (RN)

Em 15 de outubro de 2017, o Papa Francisco canonizou em celebração realizada na Praça São Pedro os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil. Entre os presentes, o padre José Charles da Silva, que na época estudava em Roma. Hoje o sacerdote exerce a função de administrador paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Em 19 de julho, a igreja completará 164 anos.

Leia mais
.: Conheça um dos milagres atribuídos aos primeiros mártires do Brasil

O presbítero relata que a paróquia está inserida na região nordeste do país, no Estado do Rio Grande do Norte. Ela está localizada especificamente na parte litorânea, distante 78 Km da capital, Natal. “Nossa paróquia é de um povo simples, porém de muita fé”, ressaltou.

Massacre de Cunhaú

No território paroquial se encontra no Engenho Cunhaú, a Capela de Nossa Senhora das Candeias, onde no dia 16 de julho de 1645, ocorreu o Massacre de Cunhaú. A tragédia foi liderada pelos holandeses, que persuadiram os índios da localidade, Tapuias, sob a liderança do flamingo e calvinista Jacó Rabe, com intuito de impor e semear a religião calvinista naquela pequena comunidade do Engenho.

“Tendo sido fiéis ao catolicismo, os fiéis reuniram-se na pequena capela no dia 16 de julho, juntamente com o padre – hoje santo – padre André de Soveral, para celebrar a memória de Nossa Senhora do Carmo. Era um domingo. Neste mesmo dia, na mencionada capela, no momento ápice da Santa Missa, a elevação, sob o olhar e o conforto da pequena imagem de Nossa Senhora das Candeias – hoje ainda presente na nossa Paróquia – o grupo de fiéis homens e mulheres, jovens e meninos, e o padre André de Soveral, entregaram suas vidas por amor, à Igreja e a Jesus, no Sacramento da Eucaristia”, recorda.

Padre José Charles prossegue: “Neste ano de 2021, estamos a celebrar os 376 anos do morticínio de Cunhaú, uma data singular para esta cidade Canguaretama, para o Rio Grande do Norte e para todo o Brasil”.

Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

A canonização, observa o sacerdote potiguar, tornou-se um marco para a cidade de Canguaretama e para todo o Rio Grande do Norte. “Projetou-nos como Igreja para o mundo e como sinal de esperança, fé e grande devoção, tendo o nome destes eleitos no Calendário dos Santos, reafirmando o que outrora ouvimos. A Capelinha de Cunhaú é o Santuário do Rio Grande do Norte”.

Por outro lado, reconhece o sacerdote, a devoção aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, “precisa ser melhor difundida e conhecida”.

Propagação da devoção

“Falta-nos um aparato público que possa viabilizar a propagação desta devoção, considerando que não são somente santos de nossa região, mas de todo país. Porém a Igreja particular de Natal, na pessoa do senhor arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, não tem medido esforços para que esta devoção cresça e crie raízes no coração do nosso povo, da nossa gente”.

E dentre as iniciativas para tornar mais conhecida a história de nossos primeiros mártires, seu legado, e aumentar a devoção a eles, padre José Charles recordou um projeto que vem sendo desenvolvido, o “Caminho dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu”. “Semelhante ao caminho de Santiago de Compostela”, como disse, iniciativa que “possibilitará expandir esta história de fé e amor à Eucaristia e a tantos fiéis da Igreja universal”.

Programação

E, neste contexto de fé e devoção, desde a quinta-feira, 8, até o dia 16, o local do primeiro morticínio tornou-se meta de peregrinação por excelência no Rio Grande do Norte. O local apresenta  intensa programação desenvolvida para proporcionar aos fiéis uma profunda experiência de fé, como conta o sacerdote inserido na Arquidiocese de Natal:

“A canonização possibilitou sim um aumento da devoção popular, tanto que recebemos pedidos de todo o país de relíquias dos nossos Santos, embora estejamos vivenciando este tempo de pandemia, nós preparamos com todo o cuidado, com todo o zelo, com todo o amor, esta festa de nove dias, sempre com o objetivo de exaltar e honrar a memória destes bravos cristãos, que em nome da fé e do amor a Cristo, entregaram sem resistência as suas vidas”.

E para aqueles que não podem estar presentes nas celebrações, é possível acompanhar pelo Youtube.

“Todas as noites acontecerá no território do antigo Engenho, procissões luminosas e Celebrações Eucarísticas. Por isso se for possível você, de onde estiver, de todo país, pode nos acompanhar através do YouTube – TV Rainha dos Mártires – e lá você irá participar conosco deste momento tão importante para a vida da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país. Deus os abençoe e os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, concedam a cada um de vocês o amor a Cristo Eucarístico.”

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo