No próximo domingo, 25, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no município de Caconde, interior de São Paulo, se tornará a 51ª basílica brasileira. Após aprovação pela Sagrada Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e Decreto de Aprovação publicado no dia 12 de agosto de 2008, a comunidade celebrará a Santa Missa solene, às 17h, presidida pelo bispo da Diocese de São João da Boa Vista, Dom Davi Dias Pimentel.
Em 2004, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi elevada à categoria de “santuário”, com a aprovação da Diocese de São João da Boa Vista. A solicitação foi feita “por ocasião das comemorações dos 150 anos do dogma da Imaculada Conceição (…) e com o objetivo de se tornar um ponto de referência mariano, além do vínculo espiritual recebido com a Basílica de Santa Maria Maior”, explica o pároco reitor do santuário, Pe. José Ivan Rocha Gandolfi.
Um segundo momento, foi o pedido de elevação à dignidade de “basílica” junto ao Vaticano, como forma de reconhecimento do trabalho e vivência litúrgica e espiritual da comunidade, e por ser um local de afluência de pessoas de outras regiões e beleza arquitetônica da igreja, sendo a segunda do Brasil em estilo românico.
A data escolhida para a festa, dia da conversão de São Paulo, se deu porque a basílica poderá gozar dos privilégios dos anos santos. Assim, do dia 25 de janeiro a 29 de junho, todos os visitantes da basílica, receberão indulgência pelo Ano Paulino. “Particularmente para mim, é motivo de grande alegria e um tempo de colher os frutos, não somente meus, mas de toda uma comunidade, pelo trabalho pastoral e envolvimento de um grande número de leigos”, conclui o pároco reitor felicitando a comunidade.
.: Confira a entrevista com o pároco reitor do santuário, Pe. José Ivan Rocha Gandolfi
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com