Entrevista com reitor do santuário de Caconde, Pe. José Ivan

noticias.cancaonova.com – Quais os motivos que propiciaram ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida alcançar a dignidade de Basílica?

Pe. José Ivan – Inicialmente, fomos elevados à categoria de “santuário” em 2004, quando foi feito o pedido por ocasião das comemorações dos 150 anos do dogma da Imaculada Conceição. Como era a Paróquia de Imaculada Conceição, Igreja Matriz da Imaculada Conceição e pela devoção da comunidade à Imaculada Conceição, fizemos o pedido para elevação à categoria de “santuário”, com o objetivo de se tornar um ponto de referencia mariano. Neste tempo, também conseguimos um vínculo espiritual com Santa Maria Maior e recebemos alguns dias de indulgência. O vínculo e esses dias de indulgência provocaram em nós uma ânsia em pedir a categoria de “basílica”. É claro que esse pedido vem como um reconhecimento do trabalho e vivência litúrgica e espiritual da comunidade, e pelo fato de pessoas de outras regiões visitarem o santuário. Isso foi provocando um primeiro motivo para pedirmos a elevação à “basílica”. Depois, pela beleza arquitetônica da basílica, pois é a segunda do Brasil em estilo românico.

Um outro motivo é o fato da paróquia de Caconde ser uma das mais antigas do Estado de São Paulo, com fundação em 1775. Ela nasceu no caminho dos bandeirantes de São Paulo até o Estado de Goiás. Todas essas paróquias do caminho têm como padroeira Nossa Senhora da Conceição e o rei Dom João IV coroou Nossa Senhora da Conceição Rainha de Portugal e Viçosa. Todos os domínios portugueses sempre ficaram sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição. E, por isso, quando nasceu a paróquia em Caconde, foi dada como padroeira Nossa Senhora da Conceição do Bonsucesso, que é o bairro onde nasceu a igreja.

noticias.cancaonova.com – O que é necessário para que uma paróquia receba tal reconhecimento?

Pe. José Ivan -A história, a beleza arquitetônica, a afluência de pessoas e também o trabalho pastoral e celebrações litúrgicos. E afluência à de nossa basílica tem aumentado desde da elevação à santuário.

noticias.cancaonova.com – Como se deu este processo junto ao Vaticano para a igreja de Caconde?

Pe. José Ivan -Quando atingimos a categoria de “santuário”, o pedido foi feito à diocese de São João da Boa Vista e o vínculo espiritual diretamente com Santa Maria Maior. E em março de 2007, foi encaminhado um compêndio à Sagrada Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano, com toda a história da paróquia, um compêndio pastoral com as atividades desenvolvidas pela comunidade e um álbum de fotos exibindo a arquitetura da igreja. A palavra “basílica” vem do grego e significa “lugar do rei”. Eram prédios imensos da Antiguidade onde o povo se reunia e, depois, o cristianismo aproveitou estes mesmos prédios para serem os grandes locais de celebração litúrgica, como as quatro Basílicas Maiores de Roma, as únicas “maiores” do mundo, e nos outros paises temos as “Basílicas Menores”. Hoje, nós somos a de numero 51 no Brasil, estando equiparada com a Basílica de Aparecida do Norte.

noticias.cancaonova.com –Qual será a programação da festa de inauguração da basílica?

Pe. José Ivan -Nós escolhemos o dia 25 para a festa, dia da conversão de São Paulo, porque a basílica poderá gozar dos privilégios dos anos santos. Assim, do dia 25 de janeiro a 29 de junho, todos os visitantes da basílica, receberão, em todos os dias, indulgências pelo Ano Paulino. No dia 25 de janeiro, haverá a celebração solene da Santa Missa na praça da igreja e, em seguida, adentraremos à basílica.

noticias.cancaonova.com – O que mudará no cotidiano da Basílica após esta elevação?

Pe. José Ivan – Passaremos a gozar destes privilégios, como as indulgências e se, temos a basílica como um local de recebermos as indulgências, é um motivo de rezarmos e buscarmos mais a nossa conversão. É sempre um chamado para que possamos estar mais em comunhão com o Senhor. Particularmente para mim, é motivo de grande alegria e um tempo de colher os frutos, não somente meus, mas de toda uma comunidade, pelo trabalho pastoral e envolvimento de um grande número de leigos.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo