Valorização

Igreja no Brasil se articula para II edição do Dia Mundial dos Avós e Idosos

Avós e idosos serão novamente lembrados em data comemorativa mundial com a intenção de valorizá-los na Igreja e na sociedade

Da redação, com CNBB

Foto: Ekaterina Shakharova via Unsplash

No próximo dia 24 de julho será celebrado, em toda a Igreja, o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco. Neste ano, a data é iluminada pelo tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), pretendendo destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.

Leia também
.: Papa aos avós e idosos: sejam artífices da revolução da ternura

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência, Dom Joel Portella Amado, enviou uma carta a todos os bispos e arcebispos do país solicitando o empenho na promoção das celebrações e das iniciativas pastorais voltadas aos idosos.

No escrito, Dom Joel recordou o apreço do Papa Francisco pelas pessoas idosas e convidou todos a prestarem este serviço aos irmãos que estão em idade mais avançada. “Decidimos enviar a todas as Dioceses esse pedido para que se dê ampla divulgação e visibilidade à Jornada. E mais, agora é o pedido do próprio Papa Francisco, para que façamos chegar a todas as paróquias e comunidades a sua mensagem. É importante pedir que, nas paróquias, pastorais e movimentos, seja realizada alguma atividade para marcar a solidariedade e proximidade com os idosos”, reforçou o secretário-geral da CNBB.

As Iniciativas

Nos dias que antecederão a celebração da jornada, Comissões e pastorais da CNBB, e também organismos, estarão envolvidos em atividades de mobilização nacional para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Três lives estão sendo preparadas e serão dedicadas a partilhas de experiências, como a das Pontifícias Obras Missionárias, com idosos e enfermos missionários. Também estão envolvidas as pastorais Juvenil, Familiar e da Catequese.

Esses encontros virtuais serão ainda oportunidade de incentivar a visita dos jovens aos avós e idosos, tanto em residências, quanto em casas de acolhida; de proporcionar troca de experiências entre idosos e jovens; de envolver a catequese com abordagem do tema e nas visitas; além de fazer das casas lugares de celebrações.

O Fruto de Amoris Laetitia

A convocação para o Dia Mundial dos Avós e Idosos foi feita pela primeira vez ano passado e foi um fruto valioso do ano Família Amoris Laetitia. É uma tradição que se deve manter todos os anos e o Papa convida as comunidades paroquiais, as dioceses, os movimentos, toda a igreja, a celebrar novamente neste ano de 2022.

Kit Pastoral

O Departamento Vaticano para os Leigos, a Família e a Vida lançou um kit pastoral com as indicações para a celebração do segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Dentro do Kit há uma mensagem do Santo Padre publicado para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas. Baixe o kit aqui

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo