Foco na reconciliação

Igreja inicia as 24 horas para o Senhor

Iniciativa propõe oração e reconciliação com Deus; na Canção Nova, abertura das 24 horas foi com a Missa presidida pelo bispo de Lorena

Jéssica Marçal
Da Redação

A Igreja católica inicia nesta sexta-feira, 24, as “24 horas para o Senhor”, uma iniciativa de oração com ênfase no sacramento da reconciliação nesse tempo de Quaresma. A proposta é que, em todo o mundo, as dioceses e paróquias possam ter igrejas abertas e sacerdotes disponíveis por 24 horas para atender os fiéis em confissão e oração. O tema deste ano é “Eu quero misericórdia”.

No Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), o dia de oração começou com a Santa Missa, presidida pelo bispo da diocese de Lorena, Dom João Inácio Muller.

Dom João Inácio Muller durante homilia na Missa de abertura das 24 horas para o Senhor / Foto: Wesley Almeida - Portal CN

Dom João Inácio Muller durante homilia na Missa de abertura das 24 horas para o Senhor / Foto: Wesley Almeida – Portal CN

Ele considerou que essa iniciativa é uma forma de ajudar a preparar o tempo pascal e, portanto, é importante manter a igreja aberta e ter sacerdotes para atender as pessoas que procuram a reconciliação com Deus. “Em nossas paróquias, ofereçamos momentos de confissão, de anúncio do Evangelho, de vigília, de adoração ao Santíssimo. Ficar ali com o Senhor escutando-O”.

O bispo enfatizou a importância de dedicar um tempo a Deus; Ele gosta de ver seus filhos de perto e longamente e se sente amado. “Visitinha rápida é de médico. Visitas longas são visitas de amigos, que lavam a alma. Então uma visita longa com o Senhor restaura, nos refaz, e renova a nossa ligação, o nosso amor com nosso Senhor”.

Este privar-se com Deus ajuda a viver a Quaresma, disse Dom João, e aumenta a afeição com o Senhor. Quem experimenta na própria vida o amor fiel de Deus e sua consolação é capaz e tem a obrigação de estar próximo dos mais frágeis assumindo suas dificuldades, acrescentou o bispo, citando a parábola do rico e do Lázaro, que o Papa Francisco também menciona na mensagem para a Quaresma.

“Precisamos voltar ao Senhor, Ele é nossa fonte, nossa identidade profunda; Nele temos lar e morada, mesmo caído no pecado (…) Deus nos ama e nos perdoa. Façamos desse dia um dia de retorno ao Senhor, Ele nos espera, Ele é Pai, Pai das Misericórdias. Deixemos Deus cuidar de nós. Este é o sacrifício que lhe agrada: voltar a Ele e se entregar a Ele, deixar Deus cuidar de nós. Deixe Deus cuidar de você no dia de hoje, pelo menos 30 min”.

Fiéis se reúnem em Missa para iniciar as 24 horas para o Senhor / Foto: Weslei Almeida - Portal CN

Fiéis se reúnem em Missa para iniciar as 24 horas para o Senhor / Foto: Weslei Almeida – Portal CN

O bispo de Lorena deu como exemplo os grandes santos, que ficavam por um longo período recolhidos, comendo pouco, ficavam fazendo companhia ao Senhor. Muitas vezes se acaba adorando outros deuses, constatou Dom João, e o resultado disso é cair na escravidão, ver os outros como rivais, perder a alegria, a felicidade. E por tudo isso é tão importante essa iniciativa de oração proposta para o dia de hoje pela Igreja.

“Um dia, 24 horas para o Senhor e com o Senhor, é tão necessário. Deixemo-nos embeber de Deus. O Senhor quer nos dar o seu perdão, o seu amor, os seus sentimentos, Ele é a vida. Quem não se deixa refazer por Deus não vive, quem não se abastece de Deus está morto”.

Dom João Inácio concluiu a homilia citando algumas palavras do Papa Francisco. “Quando tocamos em algo, deixamos nossas impressões digitais. Quando tocamos a vida das pessoas, deixamos a nossa identidade. A vida é boa quando você está feliz, mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por causa de você. Seja fiel ao tocar o coração dos outros (…) Não importa a situação em que você se encontre, continue fazendo bem aos outros”.

Confira, aqui, a programação completa das 24 horas para o Senhor no Santuário do Pai das Misericórdias. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo