Dom Altieri

Igreja é jovem por que vive a novidade do Evangelho, diz Bispo

Dom Antonio Carlos Altieri, bispo de Caraguatatuba e bispo referencial da juventude da Regional Sul 1, é salesiano. E como “filho de Dom Bosco”, se sente bem em meio aos jovens. Foi o que ele afirmou ao noticias.cancaonova.com, durante a Jornada Universitária com os Jovens, ocorrida neste sábado e transmitida por teleconferência à Aparecida (SP).

Dom Altieri valorizou a presença do jovem na Igreja: “A Igreja é jovem porque vive a Boa Nova, a novidade do Evangelho. Quem assume o desafio de batizado, de discípulo missionário, é sempre jovem porque está sempre arrojado, sempre buscando levar à frente metodologias novas, criatividade, para não guardar só para si o tesouro encontrado”.

Sobre a alegria e gosto pela vida fraterna que os jovens têm, Dom Altieri falou: “Essa é uma antecipação da experiência bonita do amor, da fraternidade e da juventude eterna que é Deus”.

A juventude sempre encantou o bispo de Caraguatatuba: “Quando eu era menino, a missa era em latim e a primeira resposta do padre era: ‘A Deus que alegra minha juventude’. Eu olhava para as velhinhas e ficava encucado! Mas hoje entendo que essa juventude independe da idade. Depende do espírito de alegria, de abertura, de acolhida, de amor e de adesão a Jesus Cristo, que é o grande jovem”.

Falando sobre o desafio em ser jovem e cristão nos dias de hoje, o bispo afirmou que o desafio da juventude é mesmo de toda a Igreja. “Porém é necessário que haja um entrosamento maior entre os diversos movimentos e carismas, onde os jovens se encontram para que possamos, juntos, respeitar as diferenças e atuar na missão evangelizadora”, disse. Dom Altieri lembrou do Documento de Aparecida, “um ponto comum, um referencial que nos faz acertar o passo e sair unidos na evangelização de forma mais organizada, segundo às necessidades humanas, porque Igreja é humana”.

“Ninguém ama aquilo que não conhece. Por isso muitos jovens não querem ter vida com Deus. Muitos ainda não conhecem Jesus. É preciso ouvir e propor a mensagem de Jesus, sobretudo, com vida”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo