Solidariedade

Igreja de Manaus mobiliza ajuda para 600 famílias atingidas por incêndio

Todas as paróquias da capital amazonense funcionam como ponto de coleta de doações para os desabrigados

Da redação, com Vatican News

Moradores olham para as casas em chamas no bairro de Educando, próximo ao Rio Negro, um afluente do rio Amazonas, em Manaus / Foto: Reuters – Bruno Kelly

A Igreja de Manaus se mobiliza para ajudar as cerca de 600 famílias que perderam suas casas durante o incêndio que atingiu a comunidade amazonense denominada favela do Bodozal, no bairro Educandos, durante a madrugada desta terça-feira, 18. Todas as paróquias estão com as portas abertas para o recolhimento das mais diversas doações para os desabrigados.

Os pontos de coleta dentro das igrejas recebem, principalmente, alimentos, roupas, calçados, colchões, lençóis e travesseiros. Em algumas paróquias, voluntários estão cozinhando para doar as refeições prontas.

Uma das principais articuladoras da rede de solidariedade é a Caritas Arquidiocesana, que logo depois do incêndio se dirigiu à Arquidiocese de Manaus com uma mensagem que dizia: “A Caritas existe para que, nestas situações, a Igreja possa dar uma resposta organizada e efetiva. Nós sabemos como fazer. Tenha certeza que responderemos com generosidade”.

De acordo com o vice-presidente da Caritas Arquidiocesana de Manaus, padre Alcimar Araújo, os desabrigados vivem um momento de muito sofrimento por terem perdido tudo o que tinham. Mesmo com o esforço de alguns em retirar seus bens das casas antes que o fogo se alastrasse, no tumulto muitos objetos foram roubados. “Por outro lado, surge uma dinâmica muito interessante, que é uma onda de solidariedade”, afirmou o vice-presidente.

A Caritas começou a fazer um levantamento social das famílias atingidas para traçar metas de ações. “Nesse primeiro momento todo mundo ajuda, recebemos muita comida, mas com o tempo a solidariedade diminui e é necessário ter planejamento e ação continuada para responder às necessidades desse povo”, explica padre Alcimar.

O incêndio deixou pelo menos 3 mil pessoas desabrigadas. O fogo se alastrou rápido porque a maior parte das casas era de palafitas. Dezessete moradores foram encaminhados para os hospitais de Manaus. A prefeitura decretou estado de emergência.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, há indícios de que a ocorrência tenha começado após a explosão de uma panela de pressão em uma das residências. O vento estava muito forte e ajudou o fogo a se alastrar pelas casas de madeira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo