Mês vocacional

Igreja celebra II Semana Nacional da Vida Consagrada

II Semana Nacional da Vida Consagrada começa neste domingo, 15, e vai até 21 de agosto, dentro do mês vocacional

Denise Claro
Da redação

paz

Igreja celebra II Semana Nacional da Vida Consagrada./ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS) realizam, de 15 a 21 de agosto, a II Semana Nacional da Vida Consagrada. Cada regional e congregação religiosa são convidados a realizar ações para marcar este momento.

O tema “Cristo nos salva e nos envia” e o lema “Quem escuta a minha Palavra possui a Vida Eterna” (Jo 5,24) seguem a proposta da Igreja do Brasil para o mês vocacional.

A Assessora Executiva do Setor Juventudes e Novas Gerações da CRB, Ir. Maristela Ganassini, fscj, afirma que a data é um momento especial para animar a Vida Consagrada de todo o Brasil. 

“Diferentes ações estão previstas para esse período, sendo elas formativas, celebrativas e reflexivas. O envolvimento das regionais de todo o Brasil também é significativo para que de fato a preparação aconteça. Convidamos consagradas/os com talentos musicais, poetas, artistas, para gravarem vídeos mostrando a arte presente na Vida Consagrada.”

Programação 

No domingo, 15, haverá a Celebração de Abertura Nacional, às 10h, no Santuário Santo Antônio, em Brasília, de forma online. Na segunda-feira, 16, um Roteiro de oração vocacional para as comunidades, em que será utilizado o material “Hora Vocacional” PV/SAV Nacional. 

Na terça, acontece uma Live às 19h30 sobre o tema e o lema da semana, com participação do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, Cardeal Dom João Braz de Aviz, a presidente atual da CRB, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, e os ex-presidentes da CRB, Ir. Márian Ambrosio, idp, Ir. Claudino Falchetto, fms e Ir. Paulo Petry, fsc.

Na quarta, 18, um terço comunitário vocacional será rezado pelas comunidades. Uma live acontece na quinta-feira, às 19h30, sobre a Vida Monástica Feminina e Masculina. Na sexta-feira, 20, será transmitido um vídeo com uma mensagem da presidente, Ir. Maria Inês, e do vice presidente, Ir. Olavo Dalvit, fsc. 

No sábado, 21, cada regional, núcleo e congregação organiza a Celebração de Encerramento. 

Vocações Religiosas

Ir. Maristela Ganassini ressalta que cada vez mais se percebe a importância e a necessidade de trabalhar com as juventudes a questão da vocação.

“A II Semana da Vida Consagrada também quer ser uma oportunidade de apresentar aos jovens um pouco mais da vida e missão dos consagrados. Afinal, só se pode fazer uma escolha a partir daquilo que conhecemos.”

A religiosa lembra que a elaboração de um Projeto de Vida é uma proposta que pode auxiliar os jovens a clarear suas buscas e escolhas. 

“Difícil dizer o melhor caminho, mas algumas pistas e seguir um itinerário poderá auxiliar. Além do Projeto de Vida, oportunizar acompanhamento personalizado e a  participação em encontros de formação podem ser úteis aos jovens neste discernimento.”

Vocações na Pandemia

Ir Maristela afirma que, mesmo na pandemia, o acompanhamento é primordial em qualquer processo de animação vocacional. 

“Mesmo limitadas as visitas presenciais, os meios de comunicação social têm favorecido esse trabalho. Seja através de lives, encontros formativos feitos nas diferentes plataformas e também o acompanhamento personalizado feito por chamadas de vídeo podemos acompanhar e caminhar lado a lado dos jovens que desejam fazer suas escolhas.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo