Ação de Graças

Hosana Brasil 2017 começa hoje e celebra 40 anos da Canção Nova

Oração e ação de graças são o foco do Hosana, que neste ano agradece, em especial, pelos 40 anos da comunidade

Julia Beck
Da redação

Público reunido no Hosana Brasil 2015; estimativa de público para o Hosana 2017 é de 45 mil pessoas /Foto: Arquivo CN

Agradecer. É esta a proposta trazida desde 2004 com a criação do Hosana Brasil, que chega neste ano de 2017 à sua 13º edição. O evento começa nesta sexta-feira, 1º, e termina no domingo, 3, tendo como tema “Cantai ao Senhor uma Canção Nova. Ele faz maravilhas e nos dá a vitória” (Salmo 98,1).

Acesse
.: Programação do Hosana Brasil 2017

Segundo maior evento da Canção Nova, o Hosana Brasil já começa a comemorar os 40 anos da Comunidade, que serão celebrados em 2 de fevereiro de 2018. Nascido no departamento de eventos, supervisionado na época por Eliana Sá, sob o apoio de Marilena Cardoso Ribeiro – missionária há 19 anos da comunidade Canção Nova —, o acampamento brotou após o encerramento da construção do Centro de Evangelização.

Planejado para atender um grande público, diante da dificuldade que o ‘Rincão do Meu Senhor’ – espaço de eventos da Canção Nova – tinha de comportar um extenso número de visitantes, o Centro de Evangelização foi erguido em nove meses, tempo recorde que fez suscitar no departamento de eventos a necessidade de uma inauguração voltada para o agradecimento.

Marilena Cardoso, uma das cofundadoras do Hosana Brasil /Foto: Julia Beck – CN

“Começamos uma série de reuniões para pensar como fazer um grande evento, que tipo de evento iríamos fazer, aí começou também na Canção Nova a campanha do ouro. Quem quisesse ajudar na construção de um novo rincão, de um novo espaço para os eventos, poderia doar seu ouro para a Canção Nova, e ele ajudaria na construção daquele lugar’’, contou Marilena.

Na época, a proposta apresentada era de um evento diferente dos outros acampamentos de oração, que não levasse o termo ‘acampamento’, mas um nome diferenciado, segundo a missionária. “Houve um concurso para ver quem daria o nome e foi então que o Eugênio Jorge, que faz parte desta história, que foi inspirado por Deus, disse: ‘Por que não fazer um Hosana Brasil?’. A palavra ‘hosana’ significa louvor, ação de graças, (…), e daí nasceu o nome do evento”, contou.

Eugênio Jorge, músico que deu nome ao evento, em show no Hosana Brasil 2015 /Foto: Arquivo CN

“Quando a Marilena falou que estavam buscando um nome para o encontro (…), pedi que ela me desse 15 minutos e depois me ligasse. E aí fui buscar no coração, na oração porque era algo importante. Me veio três nomes, não me lembro dos outros dois, porque quando veio este eu fiquei encantado. (…) É um brado de alegria, de louvor a Deus, Hosana Brasil, isto é: Brasil levanta a cabeça, se alegra, Brasil celebra, celebra porque o nosso Rei está no meio de nós!”, recordou Eugênio Jorge, membro do Ministério Mensagem Brasil e um dos cofundadores do Hosana Brasil.

Marilena destacou o desejo de agradecer a todos os que colaboraram na construção do Centro de Evangelização. Então, na inauguração do local, foi levado um CD com todos os nomes dos sócios que ajudaram e esse CD foi colocado na capela Santa Rita que hoje guarda a pedra fundamental e o nome desses sócios. “Nós quisemos dizer: este evento precisa marcar um momento de ação de graças, de louvor a Deus, quem tem um motivo venha! E a gente, espantosamente, naquele ano, recebeu uma multidão que veio cantar com a gente o seu Hosana Brasil!”, relembrou.

Foto 1: Terreno destinado para a construção do Centro de Evangelização. Foto 2: Centro de Evangelização erguido 9 meses após o início de sua construção /Fotos: ArquivoCN

O Hosana Brasil e a história da Canção Nova

O evento cresceu ao longo dos anos, conquistou grande notoriedade e presença maciça dos fiéis, sendo um acontecimento marcante nesses 40 anos de história da Canção Nova. Tudo isso o tornou indispensável, aponta Eugênio. 

“O Hosana Brasil é um evento que deve ser espalhado em todas as frentes de missão da comunidade, para celebrar também a história da Canção Nova, a história passada, a história presente, e o futuro que há de vir”, comentou Eugênio.

Marilena observou a evolução da estrutura do evento – melhorias na organização, na praça de alimentação, no camping, na segurança – e apontou a edição do evento neste ano como uma oportunidade de resgatar a essência do louvor a Deus e da ação de graças.

“Nós ensinamos o povo brasileiro e a nós, que, ainda em meio às dificuldades, nós temos que ter um coração grato pela bondade de Deus que é maior que tudo. Então o Hosana tem esse valor dentro da comemoração dos 40 anos, porque há 13 anos nós estamos ensinando (…) o povo a cantar com a vida este louvor agradável a Deus”, concluiu.

Leia também
.: 13ª Edição do Hosana Brasil deve receber cerca de 45 mil fiéis
.: Hosana Brasil terá luau com Brais Oss

Curiosidades

Homenagem a Dom João Hipólito , que dá nome ao local, presente na entrada principal do Centro de Evangelização /Foto: Julia Beck – CN

O Hosana Brasil acontece, tradicionalmente, no Centro de Evangelização. O local, antes chamado de “Novo Rincão”, ganhou o nome de “Dom João Hipólito de Moraes” em homenagem ao antigo bispo da diocese de Lorena (SP), que morreu meses antes da inauguração do espaço.

Outra curiosidade apresentada por Marilena é a presença das bandeiras de todos os estados brasileiros na abertura do primeiro Hosana Brasil em 2004. “No primeiro Hosana, nós queríamos celebrar as realidades de todo o Brasil, foi então que tivemos a presença de todas as bandeiras, de todos os estados do Brasil. Conseguimos de uma escola de Minas Gerais que nos emprestou, já com os mastros, as bandeiras de tamanhos iguais e foi muito lindo porque elas entraram no corredor principal, na missa de abertura do Hosana Brasil. Foi um fato marcante”, relembrou.

A presença do padre Léo no Hosana Brasil de 2006 — período em que o sacerdote estava debilitado em consequência de um câncer no sistema linfático (linfoma) – é apontado por Marilena como um ponto forte da história do Hosana. “Durante sete anos pude acompanhá-lo em todos os eventos que ele veio à Canção Nova, e aí no Hosana de 2006 ele veio, já estava doente e fazendo quimioterapia – bem debilitado – e ele fez questão de vir. Quando fui recebê-lo no Centro de Evangelização, ele disse: ‘Mari, eu preciso também, apesar da minha enfermidade, cantar o meu Hosana Brasil, porque eu vim aqui para celebrar’”, relatou.

Padre Léo durante o Hosana Brasil 2006 /Foto: Arquivo CN

O Hosana Brasil 2004 teve a presença de alguns cantores evangélicos, convidados pelo fundador da Comunidade, Monsenhor Jonas Abib. “Para celebrar esta unidade com outras realidades de evangelização nós chamamos alguns cantores evangélicos para cantar no Hosana Brasil de 2004, quando inauguramos o centro de evangelização”, recordou Marilena.

Segundo a missionária, são muitas as curiosidades dos bastidores e dos palcos do Hosana Brasil, o que o torna tão enraizado na história não só da Canção Nova, mas de todos os fiéis e peregrinos que participam há 13 anos deste final de semana de oração e agradecimento. “Esse evento é para celebrar a vitória que nós temos de ser de Deus, de viver em Deus, porque Deus é por nós. Portanto a grande graça é celebrar!”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo