Após 126 dias

Horário de Verão termina em 10 estados e no DF

Durante o Horário de Verão, houve redução da demanda no horário de pico de consumo da ordem de 2.598 MW

Da redação, com agências

O Horário de Verão, que começou em 18 de outubro do ano passado, terminou à zero hora deste domingo, 21, e os relógios foram atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com os resultados verificados e divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante o Horário de Verão,  houve redução da demanda no horário de pico de consumo da ordem de 2.598 MW. Foram 1.950 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 648 MW no subsistema Sul. Esta redução representa aproximadamente 4,5% da demanda de ponta dos dois subsistemas.

Ainda segundo o ONS, o principal benefício do Horário de Verão é o aumento da segurança operacional, resultante da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão. Isso proporcionou “maior flexibilidade operativa para a realização de manutenção em equipamentos”, diz a ONS em nota à imprensa.

Do ponto de vista estrutural, a ONS afirma que o Horário de Verão representou um custo evitado de investimento no sistema elétrico de R$7,7 bilhões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo