Homilia

Homilia de Monsenhor Jonas Abib na Santa Missa no rito maronita

Como cada um de vocês podem ver, na Igreja Católica há vários ritos, e esses ritos orientais são mais antigos que o latino que usamos. Jesus veio do Oriente, a Igreja começou no Oriente, só depois que se firmou em Roma, mas os ritos orientais sempre aconteceram na história da Igreja. A Igreja, o Papa, sempre fizeram questão de que esse ritos não se perdessem, eles são uma riqueza para a Igreja, são as diversas maneiras de celebrar.

Você vai perceber que maneira linda de celebrar. O povo participa continuamente de um diálogo, entre o presbítero e povo, há muito louvor, adoração, glorificação a Deus. E uma coisa linda, o rito maronita, em cada lugar que ele se fixa, é celebrado na língua daquele país, portanto no Brasil, celebra-se em português, somente a consagração é em aramaico, mas o rito é celebrado na língua daquele país.

A partir de São Maron, a Igreja sempre quis a participação do povo. Você sabe que houve separação entre a Igreja do Ocidente e Oriente, para cá ficamos nós, Católicos Apostólicos Romanos e para lá os Ortodoxos. Mas a Igreja maronita nunca deixou a Igreja Católica Apostólica Romana, embora no rito oriental, ela é totalmente católica, sempre foi. E eu acrescento, os libaneses e a Igreja Maronita tem uma devoção especial a Nossa Senhora, cultuada como Nossa Senhora do Líbano, o Líbano é uma terra esplendorosa, quantas vezes a Bíblia fala do Líbano. Quando se quer falar de riqueza da natureza, se fala do Líbano; por ser uma terra tão maravilhosa foi sempre cobiçada por muito povos, e foi invadida muitas vezes.

A Igreja do Líbano foi sempre sofredora, mas fiel, porque foi passando de invasão em invasão e o povo libanês foi ficando mais forte, não cederam àqueles que invadiram sua terra; sofreram e sofrem até agora. Há pouco tempo o Líbano estava passando por um grande perigo, Líbano e Israel.

Por ser uma terra tão sofredora, como foi Jesus, é uma terra muito abençoada, firme na sua fé; é isso que o Senhor quer, que Nossa Senhora quer, e as coisas vem coincidir, é providencial que estejamos aqui, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, das Dores, a figura de Jesus descido da cruz, com o corpo todo chagado, é colocado no colo de Nossa Senhora. Você pode imaginar o coração de Maria vendo ali no seu colo o seu Filho naquela situação? Imaginem as mães.

A coisa mais linda é que Nossa Senhora é seguidora de Jesus, ela sempre foi discípula, fazendo aquilo que Jesus fez, amando como Jesus amou, se compadecendo como Jesus, perdoando, consolando, como Jesus fez. Mas essa Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, sob que título for, continua fazendo isso que vemos na imagem de Nossa Senhora da Piedade; tem os filhos sofredores no seu colo; Nossa Senhora faz a mesma coisa que Jesus, quando Ele foi ao encontro dos discípulos.

Você está passando por situação difícil? Tenho a certeza que você não está só, Nossa Senhor está com você. Nos momentos mais difíceis te toma no colo, e não só olha suas feridas, mas está curando suas feridas, está pondo a mão dela nas suas feridas. Qual é a sua dor? Qual é seu o sofrimento? É com seu esposo(a)? Mãe? A Mãe de Jesus, Mãe da Piedade está com você na sua situação e quer lhe dar força.

Assuma isso para sua vida, você não está só. “Coragem, sou eu, não tema meu filho, eu estou com você, eu estou na sua dor, na sua situação. Coragem!” Eu diria: Agüenta firme”. “Eu não deixei você nas situações difíceis”, Maria está dizendo, “estou com você meu filho”, e Nossa Senhora está dizendo, “você não está só, estou com você tanto quanto estou com esse filho que lhe causa dor. Saiba que eu sou a primeira a não querer que seu filho se perca, una-se a Mim, tenha confiança, coragem, sou eu a sua Mãe. Não tema! Interceda, reze, veja o que custou para Mim, tudo que meu Filho sofreu para a sua salvação e do mundo inteiro. Ofereça a sua dor, não perca nada de sofrimento. Não se angustie, não se desespere, estou do seu lado, estou na sua situação independente do seu problema, talvez uma doença; você não esta só, eu estou com você, estou na sua dor, sou fiel seguidora, discípula de Jesus, o que Ele faz eu faço, do jeito que Ele ama eu amo, do jeito que Ele perdoou eu perdôo.”

Pode ser que o problema seja você, talvez seja uma vida no pecado, e Nossa Senhora diz: “Eu não desprezei você talvez. Você se esqueceu de Mim, mas Eu não. Eu estou a sua busca para lhe trazer de volta, e lhe levar para Jesus. Coragem! Sou eu a sua Mãe, não temas” .

Por tudo isso, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo