Aventureiros

Grupo de padres viaja 425 km de bicicleta e visita Canção Nova

Padres e leigos do Rio de Janeiro participam da Romaria “Caminhos de Nossa Senhora” e visitam a sede da Canção Nova

André Cunha
Da redação

Um grupo de ciclistas deixou a capital do Rio de Janeiro no último sábado, 17, para viver uma romaria sobre duas rodas, intitulada “Caminhos de Nossa Senhora”. Cerca de 20 pessoas participam da peregrinação que passou pela Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), nesta sexta-feira, 23, rumo ao Santuário de Aparecida, interior de São Paulo.

Entre os aventureiros estão os padres Cristóvão Sopicki, Jefferson Merighetti e Leandro Moreira, todos da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Junto com o grupo, os religiosos percorreram cerca de 425 km de bicicleta, durante seis dias.

padres_ciclistas

Na ordem: padre Leandro Moreira, padre Cristóvão Sopicki e padre Jefferson Merighetti / Foto: André Cunha

No caminho, a beleza da natureza, as pessoas, as pequenas capelas escondidas em comunidades do interior que há anos não recebiam a visita de um padre, transformavam as pedaladas num verdadeiro “retiro espiritual sobre rodas” como classificou o polonês, padre Cristóvão.

O sacerdote de 56 anos, que há 20 está no Brasil, diz que a romaria e o contato com a natureza possibilita uma experiência diferente com Deus e com a evangelização.

“Nós encontramos muitas pessoas pedindo orações; também celebramos Missas, paramos nas capelas e rezamos sempre uma Ave-maria ou uma dezena do terço de Nossa Senhora ou da Misericórdia. As famílias nos receberam muito bem e sempre pediam para levarmos suas intenções até os santuários”.

Mesmo com o forte calor dos últimos dias, chuvas e pedras de granizo, padre Jefferson Merighetti, afirma que a peregrinação serviu de ajuda para iniciar bem o ano novo, com Deus. É a primeira peregrinação do jovem padre de 36 anos, com dez de sacerdócio. Vindo de uma família de desportistas, o religioso quer repetir a dose e convidar outros aventureiros para pedalar também.

“Temos muitas oportunidades de oração nesta peregrinação. É com certeza um retiro sobre duas rodas que tem me ajudado nesse ano de 2015 para viver minha experiência com o sacerdócio. Uma experiência única que quero repetir e aconselhar outras pessoas a fazer o mesmo, pois quando conciliamos os temas de fé e esporte, a combinação dá muito certo”, afirmou.

ciclistas_CN

Grupo de ciclistas participa da oração do Terço da Misericórdia na Canção Nova / Foto: André Cunha

Já padre Leandro Moreira tem mais experiências com os pedais, mas pouco tempo de sacerdócio. Há dois anos pratica o ciclismo e a apenas quatro meses tornou-se padre da Igreja de Cristo. Segundo ele, a Romaria “Caminhos de Nossa Senhora” é uma forma de ir ao encontro das pessoas como tem pedido o Papa Francisco.

“Para mim é uma experiência especial, além do crescimento interior. Queremos também atender as palavras do Santo Padre de levar a Igreja até as pessoas. Mesmo que de uma maneira diferente, sobre rodas, mas com certeza, uma oportunidade de evangelizarmos, darmos nosso testemunho de cristãos católicos”

Qualquer pessoa pode participar da Romaria “Caminhos de Nossa Senhora”. Para quem quer fazer parte da iniciativa, o site caminhosdenossasenhora.com.br oferece as informações.

O grupo de ciclistas do Rio de Janeiro seguirá para Aparecida/SP na manhã deste sábado, 24, onde participarão de uma Missa concelebrada pelos três padres, às 18h, no Santuário Nacional da Padroeira do Brasil.

Leia também:
.: Esporte ajuda a superar barreiras, diz Papa a atletas paraolímpicos 
.: Papa Francisco encontra atletas e destaca valores do esporte 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo