Devotos

Arquidiocese do Rio promove Romaria ciclística à Aparecida (SP)

Ciclistas da Arquidiocese do Rio participam de Romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Da redação, com Arquidiocese do Rio

A 12ª Romaria Ciclística da Paz é realizada pela Arquidiocese do Rio em parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Em Missa, celebrada nesta manhã de sábado, 8, na Paróquia Santa Rosa de Limas, cerca de 50 ciclistas foram enviados pelo Arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta e partiram rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, interior de São Paulo.

Organizada desde 2000, a romaria tem como objetivo, segundo o pároco do Santuário Divina Misericórdia, padre Cristóvão Sopicki, agradecer a Deus e a Nossa Senhora pela temporada de competições vivida em 2013 e pedir bênçãos para a nova temporada, que começa em fevereiro de 2014.

A peregrinação teve início na Igreja Santa Rosa de Lima e seguirá até Aparecida (SP), pela Via Dutra. Os atletas farão duas paradas: a primeira em Resende (RJ), onde farão um jantar de confraternização; e a segunda será na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista. A previsão de chegada em Aparecida é às 13h do dia 9 de fevereiro. A consagração dos atletas a Nossa Senhora será na Missa das 18h.

Romaria

As primeiras peregrinações contaram com a participação de cerca de 300 ciclistas, entre profissionais e amadores. Atualmente, há um limite de inscritos, que varia em torno de 50. Ela tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Federal, que contribui com batedores que fecham e organizam o trânsito pela Via Dutra.

O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Santos, ressaltou o clima de companheirismo, que é marca da romaria. Segundo ele, os participantes preocupam-se mais em se ajudarem para que todos cheguem juntos à basílica.

“É uma emoção fortíssima chegar em frente à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, todos os romeiros juntos”, afirmou ele.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo