Economia

Atividade econômica recua 3,34% em maio, aponta índice do BC

Dados do Banco Central apontam que houve queda de 3,34% na atividade econômica em maio  

Da redação, com Agência Brasil e IBGE

De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira, 16, houve queda de 3,34% na atividade econômica em maio quando comparado ao mês de abril. A greve dos caminhoneiros que aconteceu nos últimos dez dias do mês de maio, é um dos principais responsáveis por esse recuo.

Na comparação com o mesmo mês de 2017 (sem ajuste para o período), houve queda de 2,9%. No ano, foi registrado crescimento de 0,73%. Em 12 meses, a expansão chegou a 1,13%.

Na sexta-feira, 13, o IBGE publicou uma estatística que apontou queda de 3,8% no volume de serviços no mês de maio. Dado, também, fortemente influenciado pela greve dos caminhoneiros, segundo o IBGE.

Ainda de acordo com o Instituto, o recuo do volume de serviços foi acompanhado pelas cinco atividades investigadas, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que apontou a retração mais intensa (-9,5%) da série histórica iniciada em janeiro de 2011. O transporte terrestre também alcançou a taxa negativa mais baixa da série (-15,0%) em maio. Os demais resultados negativos vieram dos segmentos de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,3%), de outros serviços (-2,7%), de serviços de informação e comunicação (-0,4%) e de serviços prestados às famílias (-0,3%).

O IBC-Br foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Ele incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador oficial da economia brasileira, porém, é o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo