O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de alunos que se sentiram prejudicados pelas falhas nas provas serão divulgados até as 18h desta sexta-feira, 12, de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC).
As provas e a divulgação do gabarito e do site haviam sido suspensas por determinação da Justiça Federal no Ceará. A liminar, entretanto, foi derrubada hoje pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria.
O magistrado atendeu a um pedido feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Na decisão, ele ressaltou que a suspensão de um exame que envolve mais de três milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e aos candidatos de todo o Brasil.
O desembargador destacou, ainda, a possibilidade de um elevadíssimo prejuízo ao dinheiro público – aproximadamente R$ 180 milhões -, decorrente da contratação da logística necessária à realização de novo exame. Segundo ele, a decisão da juíza Karla Maia – do Ceará, baseada “em eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a dois mil estudantes”, prejudicaria todos os demais, o que afrontaria o princípio da proporcionalidade.
Leia mais
.: Haddad deve ir à Câmara dar explicações sobre problemas no Enem
.: Faremos novas provas do Enem se for necessário, afirma Lula
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com