Sofrimento infantil

Fundador da Casa do Menor, do RJ, fala da catequese do Papa

Padre Renato Chiera, que trabalha há 40 anos cuidando de crianças de rua brasileiras, participou da catequese que o Papa dedicou ao sofrimento infantil e se encontrou com ele ao final da audiência

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco abraça criança da Casa do Menor / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco beija criança da Casa do Menor / Foto: L’Osservatore Romano

Na catequese desta quarta-feira, 8, o Papa Francisco falou das condições precárias de tantas crianças que sofrem por culpa dos adultos. As palavras do Pontífice tocaram o padre Renato Chiera, sacerdote italiano que há quase 40 anos se dedica a crianças de rua brasileiras. Ele é o fundador da Casa do Menor, do Rio de Janeiro, e, ao final da audiência geral, se encontrou com o Papa.

Quando o Papa se aproximou, padre Renato estava acompanhado por um menino, Michael, de 9 anos. Eles entregaram alguns livros para Francisco, para que ele seja informado sobre a Casa do Menor. Ao menino, o Papa perguntou quem era melhor: Maradona ou Pelé, e Michael respondeu que o melhor era o Neymar.

“Todos riram…E ele me disse: ‘Faça com que as crianças rezem por mim; rezem e façam as suas crianças rezarem’. E eu senti a confirmação da Igreja. O nosso trabalho é uma missão, uma missão que Deus nos deu e que nos confirma através da Igreja”.

Sobre a presença nessa catequese dedicada ao sofrimento das crianças, padre Renato disse que foi um momento de muita emoção. “Eu disse: ‘Obrigada, Deus, porque, através do Papa, estás dizendo aquilo que a humanidade precisa ouvir, aquilo que a Europa precisa ouvir, aquilo que o Brasil precisa ouvir”.

O sacerdote italiano revelou que, desde que está no Brasil, sentiu esse chamado de Deus a entrar nas chagas da humanidade, nas feridas, mas, sobretudo, nas feridas dessas crianças que não são amadas. A falta de amor é o maior drama dessas crianças, disse o sacerdote, não a pobreza. “A grande tragédia não é ser pobre, é não ser filho: para as crianças damos tantas coisas e esquecemos de dar o amor e a presença”.

Crianças não são um erro

O Santo Padre enfatizou na catequese que as crianças nunca são um erro. O sacerdote italiano acrescentou que não se pode criminalizar as crianças pelos crimes cometidos pelos adultos. Nesse sentido, ele deixou um apelo à Europa, à Itália, de modo especial.

“Vejo que na Itália há muito medo, está se fechando em um egoísmo que é estéril. Que se abra, as crianças são um dom. Dizer que uma criança foi um erro é um horror. Aqui, na Europa, matam-nas antes que nasçam, no Brasil também e depois as matam também depois, porque as crianças não são mais um dom, tornaram-se uma ameaça. Este é o absurdo da humanidade”.

Padre Renato Chiera, fundador da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, do RJ / Foto: Casa do Menor

Padre Renato Chiera, fundador da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, do RJ / Foto: Casa do Menor

Com criança não se brinca

Padre Renato destacou que as crianças não são um brinquedo, embora muitas vezes sejam tratadas como tal pelos adultos. Brinca-se de uma forma trágica com as crianças, sendo que elas olham para os adultos e querem viver, têm esperança, dão esperança. “Uma humanidade sem crianças é uma humanidade sem futuro”.

Padre Renato já havia se encontrado com o Papa em outra ocasião. Em 2013, ele foi recebido por Francisco no Vaticano após a Missa na Casa Santa Marta, celebrada todas as manhãs.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo