SOLIDARIEDADE

Fundação João Paulo II mobiliza colaboradores para doação de sangue

Ação é feita em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté (SP), uma vez que entre o outono e inverno a doação de sangue cai, e será realizada durante o mês de junho pelo segundo ano consecutivo

Da redação, com Assessoria de Imprensa Canção Nova

Os estoques de sangue caem especialmente nesta época do ano / Foto: Ministério da Saúde

Toda sexta-feira, durante o mês de junho/2024, colaboradores da Fundação João Paulo II/Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), estarão no Hemonúcleo de Taubaté (SP) para um gesto concreto de solidariedade que ajuda a salvar vidas. A ação de responsabilidade social organizada pela instituição incentiva a doação de sangue, especialmente entre o outono e o inverno, quando, geralmente, os estoques nos bancos de sangue ficam baixos.

Este é o segundo ano consecutivo que a campanha é incluída nas ações internas de saúde da Fundação João Paulo II, que fará o transporte dos colaboradores (ida e volta, totalizando 152 Km de distância) até o Hemonúcleo. As 60 vagas disponibilizadas foram preenchidas. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

A importância da doação

De acordo com a Agente de Captação de doadores do Hemonúcleo de Taubaté, Andréia Marta da Silva, as bolsas coletadas são destinadas a 25 hospitais e utilizadas para cirurgias eletivas (programadas) ou emergenciais; pacientes em tratamento oncológico; pessoas com dengue que precisam de transfusão de plaquetas; que sofreram alguma queimadura grave, entre outros casos.

A conscientização sobre a doação de sangue é muito importante, explica a gerente do Departamento de Recursos Humanos da Fundação, Daniela Boncristiano Santoni: “A campanha de doação de sangue vem reforçar a importância de ações individuais que promovam formas de doação, voluntariado e fortalecimento comunitário”.

Regiane Coelho de Melo, 44, é doadora e participará pela segunda vez da ação. O medo da agulha e da quantidade de sangue a ser coletada a acompanharam por um tempo, apesar do desejo que tinha. Quando teve a oportunidade de doar sangue para a sua avó, que havia feito uma cirurgia, não pôde, pois fazia uso de anticoagulante. Já em outra, quando um primo teve câncer, ela estava apta e conseguiu doar. Regiane já fez cinco doações, entre 2015 e 2023, e com orgulho diz: “Quero doar muitas vezes mais!”

Para Maria Tereza da Silva Ferraz, 58, será uma nova experiência, pois doará sangue pela primeira vez, juntamente com os demais colaboradores e missionários participantes da ação. “Muitas vezes quis doar, mas não pude por motivo de saúde, anemia, estar amamentando ou abaixo do peso mínimo exigido (50 kg). Este ano, assim que abriu a inscrição, imediatamente, fiz a minha. Aprendi que quem divide é mais feliz, nós precisamos pensar no próximo”, declara.

Segurança e proteção (ao receptor e doador) são prioridade no processo de triagem de doadores, realizado a partir de normas nacionais e internacionais. No site hemocentro.fmrp.usp.br estão disponíveis informações esclarecedoras sobre o assunto. Quem deseja ser um doador, pode ligar para o 0800.979.6049 e fazer seu agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto aos feriados.

O Hemonúcleo de Taubaté é referência para as 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que inclui o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo