A falta de informação é a principal causa da má alimentação no Brasil e do grande número de obesos nos últimos tempos.
Segundo o IBGE, 40% da população está a acima do peso e dez milhões e quinhentos mil brasileiros são obesos.
Mais do que dietas e medicamentos o brasileiro precisa saber como se alimentar bem. Para a nutricionista Maria Eunice de Govea Pereira, o alerta deve ir alem no mundo globalizado. "Refrigerantes e hambúrgueres, passaram a ser o lanche preferido dos adolescentes. Todos os valores agregados à mídia que valorizam o alimento com alta densidade calórica, o componente do visual, do agradável acaba colaborando no aumento da obesidade. Outro fator é falta de atividade física”, afirma.
O caminho para reverter a má informação já começou no momento, em que, redes de lanchonetes começam a rever os cardápios calóricos e a merenda escolar passaram a ser acompanhadas de perto por nutricionistas. “ Em muitos espaços brasileiros é lei a cantina escolar não vender mais para as crianças esses alimentos calóricos mas sim alimentos mais saudáveis", conclui a nutricionista.
O dia mundial da alimentação nesse 16 de outubro foi criado a 62 anos pela FAO, Organizações das Nações Unidas para a Agricultara e alimentação.