Falecimento

Falece Dom Agenor Girardi, bispo de União da Vitória (PR)

Dom Girardi, que também foi bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, faleceu aos 66 anos

Da redação, com diocese de União da Vitória

Dom Agenor Girardi faleceu nesta quinta-feira, 8, aos 66 anos / Foto: Arquidiocese de Porto Alegre

Faleceu na noite nesta quinta-feira, 8, o  bispo de União da Vitória (PR), Dom Agenor Girardi, MSC, vítima de um quadro infeccioso grave que evoluiu para a falência múltipla de órgãos. 

Ele estava com 66 anos ― completados no último dia 2 de fevereiro. Seu lema episcopal era “Amado seja o coração de Jesus”.

 

Desde novembro do ano passado Dom Agenor vivia uma maratona entre sua residência e o hospital para tratar de sua saúde. Chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro se agravou. Nos últimos dias Dom Agenor passou no quarto de Hospital, sendo monitorado pelos médicos e acompanhado por familiares, amigos e membros do clero da diocese.

Segundo a família, Dom Agenor estava ciente do seu quadro de saúde e foi respeitada a sua vontade quanto ao tratamento, tendo sido feito todo o possível por parte da equipe médica. A diocese de União da Vitória manifestou profundo pesar pela morte de seu pastor e expressou solidariedade aos familiares, amigos e fiéis diocesanos.

O velório acontece nesta sexta-feira, 9, com Missas ao longo do dia. A missa de exéquias será amanhã, às 9h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, e será presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo. O sepultamento deve ser em seguida, às 10h30, na própria catedral. 

Dom Agenor fez sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração no dia 1 de fevereiro de 1982 e foi ordenado sacerdote em 5 de setembro do mesmo ano por Dom Agostinho José Sartori.

Entre os trabalhos pastorais, ele foi vigário paroquial (Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Marmeleiro), diretor de seminário (Seminário São José, em Francisco Beltrão), reitor de Santuário (Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Curitiba), consultor da Conferência dos Religiosos do Brasil e pároco (Paróquia São José, em Francisco Beltrão). Ele também foi superior provincial da Comunidade de Curitiba, de 1999 a 2001.

Sua nomeação episcopal foi em 22 de dezembro de 2010 pelo então Papa Bento XVI, que o nomeou bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Sua sagração episcopal se deu no dia 25 de março de 2011, na cidade de Francisco Beltrão. 

No dia 6 de maio de 2015, Dom Agenor foi transferido pelo Papa Francisco do ofício de auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre para a Diocese de União da Vitória, tomando posse no dia 12 de junho de 2015, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, como 3º Bispo Diocesano de União da Vitória

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo