Entre os dias 08 a 11 de agosto, a Faculdade Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP, irá sediar o XXVI Simpósio de História do Vale do Paraíba, com o tema: “A memória do trem”. Este Simpósio tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre a importância histórica das ferrovias no Vale e suas perspectivas atuais.
Além das palestras que serão ministradas por profissionais e pesquisadores da área, os estudantes de graduação da Faculdade Canção Nova e de outras universidades da região também apresentarão trabalhos de pesquisa e projetos experimentais sobre o tema do Simpósio.
“É muito importante conhecer e entender como foi esse tempo em que a ferrovia era o principal meio de transporte de carga e passageiros. Pois, ao longo do tempo, elas foram substituídas pelas rodovias e, atualmente, estão abandonadas”, explica o diretor Acadêmico e coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova, prof. dr. Henrique Alckmin Prudente.
O XXVI Simpósio de História do Vale do Paraíba é organizado pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos juntamente com a Faculdade Canção Nova.
Ferrovias do Vale do Paraíba
Este projeto é resultado do trabalho interdisciplinar realizado pelos alunos do 2° período do curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova e serão apresentados durante o Simpósio. Os alunos produziram vídeos experimentais, podcast e textos com depoimentos de pessoas que moram próximas as estações de trem e se lembram do período áureo da ferrovia no Vale do Paraíba.
Os alunos entrevistaram os moradores das cidades Bananal, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cruzeiro, Lavrinhas, Lorena, Piquete e Resende-RJ. Os trabalhos podem ser conferidos pelo blog: http://blog.fcn.edu.br/jornalismo/.
Inscrições
As inscrições podem ser feiras pelo site: http://www.valedoparaiba.com/simposio/2012/inscricao.asp