Mostra resgata memórias afetivas do brincar
Quem nunca guardou um brinquedo especial na memória da infância? Uma exposição em cartaz no Edifício Altino Arantes, próximo a estação São Bento, no centro de São Paulo, reúne mais de mil peças que contam a trajetória da indústria do brinquedo no Brasil. Um convite para viajar no tempo e reviver boas lembranças.
Reportagem de Luciana Santos e Vailton Justino
Resgatar a alegria e a criatividade. É esse convite que a exposição “Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos” faz ao público, um mergulho afetivo nas lembranças do brincar. “A memória do brincar, a memória nostálgica, aquele brinquedo que brincou com alguém, com o vizinho, que ganhou no Natal, que ganhou de aniversário”, afirmou a colecionadora, Ana Caldatto.
A amostra dividida em três partes atravessa o período de 1940 a 1980 e destaca como mudanças sociais, econômicas e de comportamento moldaram o mercado ao longo dessas décadas. Eu encontrei aqui um brinquedo que fez parte da minha história. Foi esse Vai e Vem.
Ao longo das salas expositivas, o público também encontra cenários com mobiliário e objetos originais da época que recriam ambientes familiares e urbanos e ajudam a reforçar a experiência de volta no tempo.
“Todos originais da época. A emoção de uma pessoa chegar aqui, ‘olha a estante que tinha na casa da minha mãe ou a estante que tinha na casa da minha avó’. Eu vi pessoas sentando na mesa falando: ‘Gente, eu comi bolo na casa da minha avó numa mesa assim’. Então esse aqui é o resgatar dessa memória, essa memória boa, essa memória em família”, contou Ana.
Dona Márcia Oliveira, que veio do Paraná e aproveitou a visita a São Paulo para conhecer a exposição, se emocionou ao reencontrar itens que trouxeram lembranças da família. “É uma recordação boa, é uma recordação de uma infância que viveu pais, irmãos, todos juntos. Isso traz uma satisfação muito grande”, expressou a professora, Márcia Oliveira.
Já Domingos Alexandre aproveitou a visita para conhecer brinquedos que fizeram parte da infância dos pais. “Estou conhecendo da época da minha mãe e do meu pai. Eu estou muito feliz”, falou o estudante, Domingos Alexandre.
A exposição segue até 1º de março, de terça a domingo, das nove da manhã às oito da noite. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site farolsantandersaopaulo.com.br diretamente na bilheteria na rua João Brícola, número 24, no centro da capital paulista.