NO ESPÍRITO SANTO

Exposição conta história da Igreja em Vitória após Vaticano II

A Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo, deu início à exposição Igreja de Vitória: Peregrina de Esperança à luz do Vaticano Segundo. A mostra acontece no Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Scandian e celebra os momentos mais importantes da Igreja.

Reportagem de Daniela Gomide
Imagens de Alessandro Gomes

A exposição “Igreja de Vitória Peregrina de Esperança à Luz do Vaticano Segundo” convida o visitante a uma viagem pelo tempo, com olhar e andar de peregrino de esperança. “O Concílio Vaticano II foi o grande sopro do Espírito, nos últimos tempos, que iluminou a identidade da Igreja, a sua missão que nos fez compreendermo-nos como povo de Deus”, disse o arcebispo de Vitória- ES, Dom Ângelo Ademir Mezzari. 

“Ao trazer a história da Arquidiocese de Vitória, é esse senso de pertença, eu faço parte dessa história, é despertar, crescer e avançar nesse senso de pertença e nessa alegria de ser igreja no contexto da Arquidiocese de Vitória”, apontou a arquiteta da Comunidade Episcopal para a Liturgia da CNBB, Raquel Tonini Rosenberg Schneider.

Dom Anderson Franklin, bispo auxiliar da arquidiocese e coordenador geral da exposição, destacou a importância da missão dos leigos e do diálogo com o mundo atual. “Somos chamados com corações inflamados pela luz do Espírito, apoiados no magistério da igreja, compreendermos que as alegrias e esperanças, as dores e angústias do tempo de hoje, sobretudo daqueles que sofrem, devem ser nossas, defendendo a vida em todas as circunstâncias, sendo sinais da luz do Evangelho no mundo inteiro”, contou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória-ES, Do Andherson Franklin. 

Quando acabou o concílio, o Dom João Batista da Mota Buquerque, com um bispo auxiliar que ele ganhou lá no final do concílio, Dom Luís Gonzaga Fernandes, chegaram em Vitória com aquele, toda aquela proposta, com toda aquela maravilha e pronto para comunicar a todas as pessoas o que tinha acontecido. Daí nascem as comunidades eclesiais de base, as pastorais sociais também vão nascer, começar a nascer nesse momento. E aí a gente vê então o concílio se fazendo presente até hoje”, concluiu a coordenadora do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória, Giovana Valfré.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo