EM CASA

Especialistas dão orientações a quem segue em regime de home office

Com a pandemia, muitos profissionais continuam de home office; especialistas falam sobre como seguir de forma saudável diante dessa nova realidade

Thiago Coutinho
Da redação

Especialistas explicam como manter a rotina após meses de trabalho no conhecido ‘home office’ / Foto: Free-Photos por Pixabay

Desde a chegada do novo coronavírus, a modalidade conhecida como home office se tornou uma prática comum nas mais diversas profissões. Já se tratava de algo conhecido, mas se tornou cada vez mais frequente em virtude da pandemia, que ainda segue forte no Brasil.

Embora trabalhar em casa traga muitos benefícios, muitos cuidados devem ser lembrados e alguns ajustes devem ser reforçados. De acordo com Karla Clarinda, profissional que atua como Estrategista em Recolocação de Profissionais, é fundamental que todas as pessoas em casa colaborem com a rotina dos afazeres domésticos e profissionais.

“As atividades domésticas devem ser realizadas intercaladas para não deixar a sua produtividade ser afetada, afinal, neste momento, é necessário ter um perfil autogerenciável, além de aprimorar a forma que você se comunica com seus parceiros de trabalho”, explica a especialista.

As psicólogas Angélica Paiva e Camila Lisboa, especialistas em Desenvolvimento Humano e Organizacional, lembram ainda da importância em se manter as atividades físicas e a alimentação em dia. “A produtividade é consequência de como estamos gerenciando nossas fontes de energia, para, de fato, termos concentração e produção efetiva. Valem aqui as dicas mais tradicionais de produtividade, como fazer um checklist das atividades que precisam ser feitas, separar um horário para leituras de e-mail e também reservar um tempo para focar na produção de projetos”, advertem.

Espaço de trabalho

Em casa, criar um espaço de trabalho é fundamental para que se possa produzir de maneira satisfatória. Isso, porém, pode não ser tão simples, uma vez que a maior parte das residências não foram concebidas para este fim — normalmente, as pessoas improvisam o local em que trabalharão.

“Um local com mesa e cadeira em altura ergonômica e com pouco barulho. Caso não tenha, tente negociar com os demais integrantes da casa alguns locais para permanecer quando precisará participar de reuniões e nos horários que você vá precisar de mais foco ao longo do dia”, detalham as especialistas Angélica e Camila.

Para a estrategista Karla, é importante que esse espaço seja isolado dos demais membros da casa. “Além disso, este espaço deve ser organizado, pois isso traz mais tranquilidade para executar as atividades. Se for se isolar em algum cômodo, faz todo sentido, inclusive, colocar uma plaquinha de ‘não perturbe’”, afirma.

Defina sua jornada

É interessante que a jornada de trabalho dentro de casa respeite horários, e que estes horários, para quem é casado, por exemplo, sejam divididos entre o casal. “Pode ser que se o marido ou esposa que estiver em home office, por exemplo, precise revezar a ‘hora do foco’ e um ficar mais atento à alimentação das crianças. O fundamental é fazer combinados valiosos para que todas as necessidades sejam atendidas e a rotina de trabalho doméstico esteja equilibrada e dividida”, detalham as duas psicólogas.

Além disso, é importante que o colaborador mantenha um diálogo aberto e sucinto com seus empregadores acerca de sua jornada dentro de casa. “Você vai precisar de muita disciplina para poder cumprir os acordos com a família, empresa e com você próprio. Teremos momentos que talvez o trabalho exija mais, mas isso deve ser exceção e não rotina, e as pessoas que moram com você devem ser avisadas dessa demanda para alinhar as expectativas”, lembram Angélica e Camila.

Família, família, negócios à parte

Os filhos foram pegos de surpresa com essa nova realidade de trabalho imposta pela pandemia. Afinal, ver os pais em casa o dia todo não era comum até então. Fazê-los, porém, entender que seus pais estão em casa, mas trabalhando, pode ser um desafio e tanto.

“Dentro do possível, é importante criar uma rotina para os filhos; e nos momentos em que estiver trabalhando, é necessário arrumar atividades para as crianças. Contar com a colaboração do marido ou algum membro da família é importante”, diz a estrategista Karla.

Angélica e Camila, por sua vez, indicam que atuar de maneira lúdica, mesmo para assuntos como trabalho, pode indicar às crianças como se comportar dentro de casa enquanto os pais trabalham. “Com crianças maiores, você pode criar uma rotina de horários e também ‘códigos de comunicação’, por exemplo, como o cartão vermelho e o verde: o primeiro significa que não deve haver interrupções, pois você está em reunião ou resolvendo um assunto muito importante. O cartão verde vai deixar claro que tudo bem interromper ou acessar o cômodo da casa”.

Pais de crianças menores ou que convivam com idosos em casa estão numa situação mais delicada — mas nada impossível de ser sanado. Como as especialistas já alertaram, é importante que cada profissional alinhe com a empresa para a qual trabalha como é sua rotina diária. Deve-se deixar claro que em alguns momentos você terá que se ausentar ou atender alguma demanda de quem vive com você.

“Se com todas as tentativas de organizar a rotina em casa para o mínimo de produtividade não for alcançado, peça ajuda, tente verificar quem pode ajudar, afinal já não são mais 15 dias em casa, estamos indo para o sexto mês”, ponderam as psicólogas.

Evitando a solidão

Dentro de casa, o contato humano diminui e o trabalho pode se tornar mais solitário. A convivência com os colegas de trabalho, ainda que à distância, é essencial para que essa sensação não cresça. “Organize videochamadas e encontros com grupos on-line. Muitas empresas e líderes vêm estabelecendo uma rotina com momentos dedicados a essa interação. Já vimos festa junina on-line com as equipes, reuniões fixas todas as sextas para ‘papear’ e cada um contar como está sendo entre outras ideias e atividades on-line. Estamos com um leque de ferramentas que podem nos ajudar neste momento”, aconselham as especialistas.

“Mares calmos não fazem bons marinheiros”, defende a estrategista Karla. “É justamente neste momento que a união é necessária, mesmo que seja de forma on-line ou chamada por vídeo. Por que não falar sobre a vida em si, fazer uma reunião on-line com petiscos são algumas opções”, reitera.

As psicólogas especialistas em Desenvolvimento Humano e Organizacional dão as seguintes dicas para quem segue trabalhando em casa:

  • Estabeleça o seu horário de trabalho;
  • Crie o hábito de fazer uma lista de tarefas para aquele dia e seja disciplinado com as entregas. Caso não consiga cumpri-las, alinhe com as pessoas envolvidas e, se possível, remarque-as;
  • Cuide das coisas que fazem bem e não abra mão delas.  Tente fazer, ao longo do dia, pelo menos três coisas que lhe tragam satisfação, como uma parada honesta e genuína para tomar um café ou uma caminhada no começo ou no final do dia;
  • Deixe seus colegas e líderes cientes de um limite quando o trabalho termina. Após esse horário, só atenda diante de emergências.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo