Segurança

Especialista indica cuidados básicos com crianças nos parquinhos

Especialista dá dicas de segurança para proteger as crianças em parquinhos de recreação

André Cunha
Da redação, com colaboração de Camila Guimarães

Outubro é o mês das crianças e elas se divertem nos parquinhos instalados em praças, condomínios, praias, escolas e outros lugares.

parquinho

A questão é que elas não tem dimensão dos riscos que estes brinquedos podem apresentar se não forem utilizados da maneira correta. Por isso, os pais devem estar atentos aos cuidados básicos para a segurança das crianças durante as brincadeiras, já que, segundo pesquisas, acidentes decorrentes de brincadeiras são as principais causas de internações hospitalares entre crianças de até 14 anos.

De acordo com a Psicóloga Helena Guimarães, o parquinho ideal para segurança dos pequenos é aquele que atende às normas da ABNT, específicas para cada brinquedo.

A profissional destaca que os aparelhos devem estar a uma distância de pelo menos dois metros. Isso evitará choques entre as crianças durante as brincadeiras.

Aos pais, as dicas são: conhecer os brinquedos, verificando suas condições – caso haja algum defeito, as autoridades devem ser comunicadas imediatamente; e ter atenção aos locais onde os brinquedos são instalados:

“Os parques devem ser instalados em pisos que absorvam um possível impacto durante a brincadeira. O piso, geralmente, deve ser um gramado, uma areia fina ou um piso emborrachado. Nunca deve ser instalado em uma superfície de concreto ou de pedra, por ser mais ásperos”, explicando

Outra dica que a psicóloga dá é com relação às roupas. Segundo ela, os pais devem cuidar das roupas das crianças no momento da brincadeira, evitando cachecóis e gorros com cordões, porque podem provocar estrangulamento.

Os pais devem orientar as crianças, principalmente as mais novas que brincam em brinquedos destinados a crianças mais velhas, pois os riscos de acidentes são maiores. Durante todo o tempo da brincadeira, as crianças devem estar sob supervisão de adultos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo