"A Iniciação cristã ontem e hoje". Este foi o tema da palestra proferida pelo especialista em catequese, padre Luiz Alves de Lima, na tarde desta quarta-feira, 7, em Itaici (SP), na 3ª Semana Brasileira de Catequese. O evento, organizado pela Comissão Bíblico-catequética da CNBB, foi aberto nesta terça-feira, 6, pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Padre Luiz Alves, em sua palestra, explicou o que é a iniciação cristã e apresentou alguns dados históricos sobre o processo da iniciação. “Iniciação cristã é todo o processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus”, disse padre Lima. “Teologicamente falando a verdadeira iniciação se dá na celebração dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, chamados justamente, a partir do século XIX, de Sacramentos da Iniciação”, esclarece.
Padre Lima explica ainda que a iniciação cristã é tanto para os batizados quanto para os que não foram batizados: “A iniciação cristã para os já batizados consiste em desenvolver os germens da fé já infundidos no sacramento do Batismo. Para os não batizados é o processo que conduz ao mergulho total (batismo) no mistério de Cristo Jesus”, disse.
Leia mais
.: Bento XVI invoca as "luzes do alto" sobre catequistas do Brasil
.: Dom Odilo indica rosário como caminho para iniciar a vida cristã
.: Bispo alerta como famílias têm terceirizado a formação religiosa
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com