Gripe A

Escolas retomam aulas com medidas para evitar contágio da gripe

Os estudantes das redes pública e particular de ensino do Estado de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro retornaram às aulas nesta segunda-feira, 17. O Ministério da Saúde havia adiado o retorno às aulas para prevenir a propagação do vírus da Influenza A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína.

As escolas de São Paulo adotaram algumas medidas para que o retorno seja tranquilo, colocando à disposição dos alunos álcool em gel e copos descartáveis. Há algumas que suspenderam atividades em locais fechados e vão evitar os jogos coletivos.

A maior preocupação é com as alunas e professoras grávidas, que devem continuar afastadas. No Paraná, elas só voltarão às aulas no dia 1º de setembro e sob orientação médica.

Outra medida do estado paranaense é a presença de um novo profissional, o "cuidador da gripe". São voluntários treinados em um programa de parceria entre a Secretaria da Educação e da Saúde, no qual vão receber uma formação específica e um kit para as primeiras intervenções.

As 2,1 mil escolas da rede estadual e as cerca de 400 conveniadas terão um cuidador em cada turno. Se ele perceber um caso suspeito, fornecerá uma máscara ao estudante que voltará para casa, onde os familiares receberão orientações. O profissional será o encarregado de fazer contato com a Secretaria da Saúde e monitorar a sala do aluno com suspeita da doença.

No Rio Grande do Sul, algumas escolas municipais resolveram prolongar ainda mais as férias e devem retornar na última semana do mês ou em setembro.  Em Rosário do Sul, a volta às aulas está prevista para o dia 24 e, em São Gabriel e Santana da Boa Vista, o recesso escolar será até o dia 31.


Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo