Solenidade

Escolas católicas comemoram Festa de Todos os Santos

Solenidade de Todos os Santos é celebrada nesta quinta-feira, 1º

Denise Claro
Da redação

Crianças do Instituto Canção Nova, na Festa de Todos os Santos, nesta quinta-feira, 1º./ Foto: Denise Claro – Canção Nova

Nesta quinta-feira, 1º, é celebrada em toda a Igreja a Solenidade de Todos os Santos. Neste dia, a Igreja militante honra a Igreja triunfante do Céu, celebrando, numa única solenidade, todos os santos.

Por ocasião da data, o Instituto Canção Nova, escola mantida pela Fundação João Paulo II, em Cachoeira Paulista, realiza há dezesseis anos a Festa de Todos os Santos com as crianças. É um dia especial na escola, em que todas as crianças vão vestidas de seus santos de devoção.

“A ideia de vestir as crianças de santos nasceu como uma contraproposta ao Halloween. Como existe essa comemoração norteamericana, assim que inauguramos a escola, pensamos: E por que não fazermos uma festa dos santos? Se muitos se vestem com os símbolos da morte, por que não incentivarmos as crianças a se vestirem com os símbolos da vida?” – conta a Responsável pela Educação Infantil do Instituto Canção Nova, Ana Luiza Siniegui.

A escola fica repleta de santos… há pequenos vestidos como São Francisco, São Miguel, Santa Teresinha, São Bento e outros santos, por todos os lados. Ana Luiza ressalta que as crianças vivem uma grande expectativa por este dia:

“O dia de todos os santos já se tornou uma prática cultural e pedagógica no Instituto. As crianças entram e já esperam este momento. Hoje partimos do interesse da criança, há essa identificação, o que é muito importante. É mesmo um dia de celebração, e se percebe não somente nas roupas, mas no rosto das crianças um semblante de vida, de alegria, de liberdade e santidade.”

Festa no Céu

A Festa de Todos os Santos é celebrada na Igreja desde o século IV. Em Antioquia, celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos depois foi fixada no dia 13 de maio pelo papa Bonifácio IV. No ano de 835, esta celebração foi transferida pelo Papa Gregório IV para 1º de novembro.

Assim como no Instituto Canção Nova, outras escolas, paróquias e comunidades também começaram a celebrar com suas crianças a Festa de Todos os Santos, com o objetivo de incutir nelas o desejo de santidade, e de mostrá-las o exemplo dos santos.

Eli e sua família na Festa do Céu, na Comunidade Resgate, em Juiz de Fora (MG)./ Foto: Comunidade Resgate.

Na cidade de Juiz de Fora (MG), a Comunidade Resgate iniciou a festa há cinco anos, com o Projeto Resgatinho.

Marco Antonio Araújo Jr. é responsável pela “Festa no Céu”, como é chamada, e comenta a reação das crianças neste dia.

“As crianças vibram. É muito bonito ver a alegria delas com a decoração, as luzes, as bolas em forma de nuvem. Elas têm orgulho de se apresentar, de contar a história dos santos dos quais estão vestidas. Temos momento de apresentação, teatro, poesia. E elas contam a história dos santos como algo que elas também desejam viver.”

Eli de Souza faz parte da Comunidade Resgate e foi à festa caracterizado, com toda a família. Ele conta, como pai, como foi a experiência.

“Foi muito bom para mim como pai ver meus filhos tão felizes. Meu filho estava muito ansioso nos dias antes da festa. Até minha filha, de menos de dois anos, aproveitou. Foi uma experiência muito boa, para todos nós.”

Neste ano, em especial, a festa em Juiz de Fora teve como tema “Eu prefiro o paraíso”, uma referência a São Felipe Neri. A Festa também se estendeu aos alunos do Colégio Católico Resgate, inaugurado pela Comunidade no início do ano. 

“Com as crianças do Colégio tivemos muito mais participantes adultos, acompanhantes dos alunos. Foi uma oportunidade de envolver as crianças e as famílias. Sem forçar, sem impor, se percebe a maravilha que é o caminho da santidade, o caminho das virtudes. A gente procura apresentar o Céu como ele é: o lugar mais alegre do mundo. No Céu tudo será bom”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo