Balanço

Enem 2019: 76,9% dos inscritos participaram do primeiro dia do exame

Mais de 3,9 milhões de inscritos fizeram a prova ontem; segundo dia do exame será no domingo, 10

Da Redação, com Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na noite deste domingo, 3, dados sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano, 3,9 milhões realizaram a prova, o que representa 76,9% de inscritos. 

Durante entrevista coletiva no auditório do Inep após o encerramento das provas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade. Os ausentes representaram 23,1% do total, o que representa 1,2 milhão de pessoas que não fizeram a prova. 

O primeiro dia de exame também registrou outro recorde: 91% dos estudantes inscritos visualizaram o cartão de confirmação da inscrição. Disponibilizado pelo Inep, o documento apresenta, entre outras informações, o local de provas dos participantes.

Sobre o tema da redação deste ano – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” – Weintraub disse que gostou da escolha. “Era um assunto que permitia várias possibilidades. […] Nós esperamos que o candidato consiga elaborar um texto com argumentos racionais, tangíveis e bem escrito”, afirmou.

Com relação às 90 questões da prova, o presidente do Inep destacou que a prova conseguiu cobrir toda a base curricular. “[A prova] teve uma grande quantidade de textos de poesias. Além disso, destaco a objetividade do comando da questão, que foram bastante técnicos”, afirmou.

O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. No total, 376 candidatos foram eliminados. Dentro desse cômputo, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

O maior exame de acesso ao ensino superior aconteceu sem incidentes graves durante as cinco horas e meia de aplicação das provas nos mais de 1,7 mil municípios de todas as regiões do país. Foram registradas situações pontuais como queda de luz em local de prova.

Reaplicação

A reaplicação da prova do Enem está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação por reaplicação pode ser realizada por inscritos que não tenham conseguido fazer as provas em decorrência de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica, etc.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo