Profissionais da educação e representantes das 40 paróquias dos seis municípios que constituem a diocese de Petrópolis (RJ) participarão do II Congresso Diocesano da Pastoral da Educação, no sábado, dia 22, no Instituto Social São José, em Petrópolis.
O tema do evento, que reunirá cerca de 500 pessoas, é "Discípulos e missionários na emergência educativa". Para o bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, o tema chama a atenção para a importância dos professores atuarem como agentes de transformação da sociedade e da cultura.
Referindo-se à Pastoral da Educação, Dom Filippo afirma tratar-se "de um grande arco de interesses, que se desenvolve por meio de processos pedagógicos e criativos e que tem como objetivo uma educação plenamente humana, inserida no atual contexto histórico-social e transformada pelo Evangelho". Segundo o bispo, a Pastoral da Educação é uma "reflexão-ação que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de educação e os múltiplos meios impressos, visuais, audiovisuais e outros que influenciam direta e indiretamente a formação humana".