CNBB

Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra tem início no Pará

Encontro promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB estimula o debate interdisciplinar sobre os espaços de celebração

Da Redação, com CNBB

Tem início, nesta terça-feira, 17, o 12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, realizado neste ano, em Castanhal, no Pará. O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, por meio do Setor Espaço Litúrgico. Essa edição contará com a parceria da Faculdade Católica de Belém e a diocese de Castanhal, que vai acolher o evento no Cenóbio da Transfiguração, Centro de Formação da Diocese.

Promovido a cada dois anos, o Encontro Nacional (ENAAS) tem a intenção de estimular um debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja.

São convidados a participar do encontro os envolvidos tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas, e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.

Conferências

Para debater temas específicos foram convidados três conferencistas. O sacerdote jesuíta Marco Ivan Rupnik, dedicado à arte e espiritualidade, que, no Brasil, está à frente do programa iconográfico da Catedral de Castanhal, no Pará. A diretora da Editora Lipa e do Atelier do Centro Aletti, Maria Campatelli. Dom Marco Busca, bispo de Mântua, que atualmente colabora de forma permanente com o Centro Aletti, em Roma.

Oficinas

Além das três conferências principais, durante o encontro também haverá oficinais de diversos temas como iluminação; enculturação; os lugares da ação litúrgica; as Comissões de Arquitetura e Arte Sacra; a Iniciação Cristã nas tradições Siríaca, Oriental e Bizantina; o lugar do Batismo; Vida eclesial e praxe pastoral a partir do Batismo.

Apresentação de comunicações científicas, exposição de trabalhos dos participantes, lançamento de livros e visita guiada a catedral de Castanhal também são atividades previstas até o sábado 21, data do encerramento.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo