Celebração acontecerá às 19h30 na Paróquia São Sebastião de Suzano, da Diocese de Mogi das Cruzes
Da redação, com Diocese de Mogi das Cruzes e Agência Brasil

Escola Estadual Raul Brasil/ Foto: Google Street View – Reprodução
Educação
O massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), que resultou na morte de dez pessoas, completa nesta sexta-feira, 13, um ano. As vítimas serão recordadas em uma Missa que acontecerá às 19h30 na Paróquia São Sebastião de Suzano, da Diocese de Mogi das Cruzes. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.
Na manhã do dia 13 de março de 2019, dois atiradores invadiram a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, e fizeram disparos. Entre os mortos, de acordo com a Polícia Militar (PM), estavam cinco alunos, um funcionário do colégio, uma pessoa que passava pela rua no momento dos disparos, além dos dois autores dos disparos. Uma das 18 pessoas feridas morreu no hospital.
No mesmo dia da tragédia, a Diocese de Mogi das Cruzes emitiu uma nota de pesar aos alunos e familiares dos estudantes da Escola Estadual Raul Brasil, vítimas do tiroteio ocorrido no colégio. Em nota, o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini assegurou suas orações e expressou repúdio a este e qualquer ato de violência.
“Profundamente entristecido”. É como o Papa Francisco afirmou ter ficado após a notícia do massacre. No dia 15 de março de 2019 o Santo Padre enviou um telegrama ao bispo diocesano, manifestando sua solidariedade e conforto espiritual às famílias atingidas pelo “insano ataque” à escola Raul Brasil. Diante desta “abominável tragédia”, o Papa convidou todos a promoverem a “cultura da paz com o perdão, a justiça e o amor fraterno, como Jesus ensinou”.
Ações após o massacre
Neste período de um ano, a Secretaria Estadual de Educação criou um gabinete integrado de segurança escolar, em que há a participação da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com a pasta, um relatório com os resultados da ação deverá ser publicado nos próximos meses.
De acordo com a Secretaria de Educação, 90% das reformas na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, onde ocorreu o massacre, estão concluídas. O término, inicialmente previsto para março, deverá ocorrer no mês de abril. O projeto, que custará mais de R$ 3,1 milhões, está sendo financiado com a ajuda de parceiros privados.