IGUARIA

Em Sergipe, Orla da Atalaia recebe Festival do Caranguejo

Especiaria é a mais vendida nessa época do ano em Aracaju

Reportagem de Silas Santos e Wildson Coruja

O caranguejo é um crustáceo típico da região litorânea, encontrado nos mangues. Em Aracaju, inicia-se, hoje, um Festival com o objetivo de valorizar ainda mais essa iguaria da culinária, a qual, inclusive, é considerada por lei, patrimônio cultural no Estado de Sergipe.

Falou em caranguejo, o Aracajuano não brinca. O Crustáceo tem até um monumento gigante em sua homenagem. E será aqui na Orla de Atalaia, na passarela do Caranguejo, que o festival acontece até o próximo domingo. 

“Realizar o festival do caranguejo significa manter vivo, além desse prato maravilhoso, esse guardião dos mangues que é patrimônio cultural do estado de Sergipe e está trazendo protagonismo para esse prato que ele é tão importante que ele tem até o nome de uma passarela aqui na orla de atalaia. Então, o aracajuano gosta demais do caranguejo. É uma terapia pro aracajuano comer o caranguejo. Por isso a gente faz um festival só para ele”, enfatizou o diretor de planejamento da secretaria municipal de turismo de Aracaju, Ícaro Carvalho.

Agora, partindo para prática, você sabe como preparar o caranguejo? Nesse tradicional estabelecimento comercial, o caranguejo é vendido há quase 20 anos. A receita aqui é bem simples. Com caranguejo lavado, acrescenta água, limão e sal a gosto. Quando a água ferver, espere mais uns 10 minutos e pronto, bem rápido, vai direto para o prato. 

“Muitas pessoas procurando caranguejo. O caranguejo aqui sempre foi desde o começo, uma das melhores procuras e uma das melhores opções para nosso cliente”, destacou o gerente, Leonardo Andrade.

Da captura ao preparo, cada etapa exige cuidado. O tempo de cozimento, o tempero na medida certa e o toque de quem domina a técnica fazem toda a diferença na hora de destacar o verdadeiro e autêntico sabor do caranguejo. 

E assim, o caranguejo segue como símbolo da tradição e gastronomia aracajuana. Inclusive, o festival vai contar com pratos exclusivos inusitados. “Vários pratos à base de caranguejo. Então você vai ter coxinha de caranguejo, hambúrguer de caranguejo, cachorro quente, sushi. Então, muitas variações que vão trazer esse sabor maravilhoso do caranguejo para o prato de quem nos visita, tanto o aracajuano, como o turista que está aqui na orla vai poder degustar o melhor desse caranguejo”, concluiu Ícaro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content