O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta segunda-feira, 16, nota de esclarecimento afirmando que um curto-circuito foi o motivo do blecaute ocorrido na noite da última terça-feira, 10, em 18 estados. De acordo com o ministério, o curto-circuito derrubou três linhas de alta tensão, o que provocou o desligamento de Itaipu. Com a perda da usina binacional, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.
Na nota, o MME voltou a ressaltar que no momento do blecaute a região de Itaberá (SP) sofria com chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas. O ministério também reafirmou que os consumidores que tiveram aparelhos queimados pela queda de energia têm até 90 dias para cobrar o ressarcimento das suas concessionárias.
Segundo informações do ministério, um grupo de trabalho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai buscar medidas que “aumentem o grau de segurança e confiabilidade do sistema interligado de fornecimento de energia elétrica”.
Está prevista para esta terça-feira, 17, a divulgação do relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e que fizeram um retrato do que houve no momento do blecaute.
Leia mais
.: Inpe é taxativo: raios não foram causa do blecaute
.: Descargas elétricas foram responsáveis por blecaute, diz governo
.: Causas do blecaute permanecem indefinidas
.: Transmissão interligada é positiva, mas oferece riscos
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com