Apagão

Descargas elétricas foram responsáveis por blecaute, diz governo

A queda de três linhas de transmissão foi apontada pelo Ministério de Minas e Energia como a causa para o blecaute elétrico ocorrido entre a noite de terça-feira, 10, e a madrugada desta quarta-feira, 11. Os pontos correspondem às subestações localizadas nos municípios de Ivaiporã (PR) e Itaberá (SP), além de Tijuco Preto (SP).

De acordo com o chefe da Divisão de Operações do Cptec-Inpe, pesquisador José Antônio Aravéquia, “questões atmosféricas podem afetar diretamente os sistemas de transmissão, em especial as descargas elétricas”, explica. Segundo Aravéquia, houve tempestades intensas e fortes descargas elétricas nas regiões Sul e Extremo-Oeste de São Paulo, que abrangem exatamente as localidades em que se encontram as subestações apontadas pelo Ministério de Minas e Energia como foco dos problemas. Em termos de recursos hídricos, o pesquisador reafirmou a constatação de que a maioria dos reservatórios está com capacidade máxima.

Aravéquia defende que seria preciso mais investimentos na aquisição de equipamentos, como radares meteorológicos, por exemplo. “Esses aparelhos ainda não cobrem algumas áreas do país, embora sejam importantes para ajudar a detectar tempestades intensas com  mais rapidez”, ressalta. Com essas informações, operadores das linhas de transmissão e a população em geral podem ficar em alerta com relação às descargas elétricas e rajadas de vento.

Inpe divulga nota

Por volta das 17 horas desta quarta-feira, 11, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe divulgou Nota Técnica. O documento relata as condições atmosféricas que levaram à formação de uma linha de instabilidade na região sudoeste de São Paulo. É ali que fica localizada a subestação de Itaberá, atingida por descargas elétricas na noite de terça-feira, 10, segundo o Ministério de Minas e Energia.

 

Leia mais
.: Causas do blecaute permanecem indefinidas
.: Transmissão interligada é positiva, mas oferece riscos
.: "São Paulo precisa de centro operacional", diz secretária


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com   
 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo