Comemoração

Em meio à pandemia, São Paulo celebra seu 467º aniversário

Cidade completa quase meio século de existência; arquidiocese conclui tríduo em honra a São Paulo, seu patrono e padroeiro da cidade e do estado

Thiago Coutinho
Da redação, com informações da arquidiocese de São Paulo

Altar da Catedral da Sé / Foto: Reprodução Facebook Catedral da Sé

Nesta segunda-feira, 25, a cidade de São Paulo completa 467 anos de fundação e a Igreja celebra a festa da conversão de São Paulo Apóstolo, padroeiro da cidade e do estado e patrono da arquidiocese. O arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, preside a Missa da solenidade às 9h, uma das últimas programações dentro do tríduo celebrativo que começou no último dia 22. 

A cidade de 12,33 milhões de habitantes e considerada o centro financeiro do país nasceu ao redor de um altar, como mencionou Dom Odilo em missa pela data em 2018. Hoje grande metrópole, a cidade nasceu pequena e humilde ao redor da escola e da capela simples da Missão São Paulo Apóstolo dos Jesuítas e foi inaugurada no dia da primeira missa celebrada na cidade.

As igrejas de São Paulo

O Centro Histórico de São Paulo, região que compreende as imediações em que a cidade foi fundada, é onde a memória paulistana mais se mantém preservada. São muitos pontos que se tornaram obrigatórios para o turismo da cidade. As igrejas são também alguns dos destaques.

A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, é provavelmente a igreja mais conhecida da Capital Paulista. Conta com 111 metros de comprimento e 46 de largura e 65 de altura, localiza-se no coração da cidade e é tida como um dos cinco maiores santuários neogóticos do mundo.

A Capital Paulista, ainda em seu centro, abriga o Triângulo Histórico, formado por três templos: o Mosteiro de São Bento, a Paróquia São Francisco de Assis e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo. O primeiro tem mais de 400 anos de história e comporta um dos mais antigos teatros da cidade. Já a Paróquia São Francisco de Assis possui o mais estimado acervo de imagens da ordem franciscana no Brasil. Por fim, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo guarda um expressivo conjunto da arte colonial paulista.

Na Praça do Patriarca, é possível encontrar a Igreja de Santo Antônio, considerada patrimônio histórico do estado e que arregimenta raríssimas peças artísticas do período colonial.

Programação Cultural pelo aniversário da cidade

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, que aumentou o número de doentes desde o início do mês, as celebrações do 467º aniversário da cidade de São Paulo serão realizadas em ambiente virtual. A programação gratuita oferece música, teatro, literatura e oficinas diversas. 

Os museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, Oficina Cultural Maestro Juan Serrano e Fábricas de Cultura oferecerão uma programação on-line e gratuita. A programação completa pode ser conferida por meio do site oficial do governo de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo